FRF - Fabrico Rápido de Ferramentas 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Objetivos 

 

Hoje em dia, as empresas industriais são obrigadas a competir no mercado global, fabricando produtos caracterizados por ciclos de vida cada vez mais curtos. Neste contexto, a competitividade relativa das empresas é dependente não só do saber fazer bem, mas também da sua capacidade para oferecer em tempo útil produtos de maior qualidade e tecnicamente mais evoluídos.

Em resultado, as empresas são obrigadas a investir fortemente, sozinhas ou em parceria, na criação de capacidades acrescidas na vertente de inovação e engenharia de produto, bem como em novas metodologias de trabalho e em novas tecnologias capazes de comprimir drasticamente o seu tempo de resposta.

Foi com este intuito que surgiu o Projeto Mobilizador FRF – Fabrico Rápido de Ferramentas. Este projeto foi submetido ao POE - Medida 2.2B, numa parceria liderada pela Iberomoldes S A, tendo como parceiros também o Centimfe, INEGI, INETI, AGILTEC, Ferespe, M.C.Graça e Sonafi.

O projeto FRF visou, assim, criar as competências e instalar as condições que permitissem fabricar em tempo útil os protótipos técnicos que a Indústria necessita para poder competir no mercado internacional.

 

APOIOS:

ue fundosestruturais  logo me2 poe

 

SITE

 WWW.FRFONLINE.COM

Criação de uma rede nacional especializada nas tecnologias de Rapid Tooling e formada por instituições de I&DT, centros tecnológicos e empresas representativas dos setores de moldes, cunhos, cortantes e ferramentas especiais, fundição, plásticos e estampagem.

Desenvolvimento, validação e demonstração de cadeias tecnológicas alternativas para o fabrico de ferramentas de produção, utilizando as tecnologias de Rapid Tooling, das quais possam resultar reduções significativas de custo ou de tempo para o início da produção ou para lançamento de novos produtos no mercado.

Adaptação das metodologias utilizadas no projeto de ferramentas de produção de modo a incorporar os novos conceitos de Rapid Tooling.

Implementação industrial das cadeias de produção alternativas de maior valor, tendo em atenção os aspetos de organização necessários à exploração industrial das novas soluções.

Disseminação dos resultados do projeto e promoção do uso das tecnologias de Rapid Tooling junto do tecido industrial português.

Identificação das limitações tecnológicas ainda existentes e iniciação de ações de investigação colaborativa ao mais alto nível nestes campos.

Promoção da ligação a outras redes de Rapid Tooling, já existentes ou a promover por outros países, em particular da União Europeia, e acompanhamento das ações de I&DT que são feitas neste domínio pela comunidade internacional.

PARCEIROS

 

Para além dos objetivos tecnológicos mencionados anteriormente, o projeto permitiu desenvolver e consolidar as boas práticas de investigação em consórcio, e reforçar os laços de cooperação entre instituições pertencentes ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional e Empresas Industriais.

Iberomlogo ineti  

ferespe  Sonafilogoazul small

MCG03 small small   centimfe

agiltec logo small