Finalizou hoje mais uma Ação de Formação em Metodologias e Ferramentas LEAN, integrada no Projeto FORM2Inov. 

Esta é já a 14ª Ação de Formação realizada este ano dentro deste projeto de Formação, que tem como objetivo introduzir e disseminar nas PMEs práticas inovadoras assentes na filosofia lean manufacturing, qualidade e na melhoria contínua para o incremento da eficiência nos processos das empresas.
 
A próxima Ação a realizar será a de Tempos e Métodos com início a 5 de dezembro nas instalações do Centimfe.




O CENTIMFE esteve presente numa jornada de formação em auditorias tecnológicas, dirigidas aos parceiros do projeto Idercexa (POCTEP). A formação esteve a cargo de uma empresa de consultoria especializada: Innizia Inovação.

O objetivo do projeto Idercexa é impulsionar a promoção da i+d+i em setores empresariais de forte presença na zona Euroace ( Região Centro(PT), Extremadura (ES) e Alentejo(PT)), tais como o da metalomecânica ou eletrotécnico, através da colaboração com centros de investigação, em matéria de energias renováveis. Será promovida a introdução de novos desenvolvimentos tecnológicos (novos produtos e serviços) que pertençam a setores-chave que tenham sido identificados em cada região e que aumentem a competitividade internacional das empresas Euroace.

     


O Centimfe participou na WEB summit que se realizou de 05 a 08 de novembro, respondendo ao apelo da organização que pretendia uma maior participação de mulheres no evento, criando condições especiais para a sua adesão. Assim, foi proporcionada uma maior participação das mulheres, gerando um ambiente mais equilibrado e inclusivo.

E como se trata da maior conferencia sobre tendências tecnológicas, foi possível perceber a evolução e a integração da tecnologia no dia a dia, através das mais diversas aplicações, criando novos conceitos de mobilidade, de competição automóvel, de Inteligência artificial, de IoT, de Big data,  de liderança, de gestão, de marcas, de inclusão social, etc, colocando a tecnologia em simbiose com as pessoas.

A participação em diversos fóruns de apresentação e discussão que decorreram no AutoTECH, no FORUM, no Centre STAGE, no PandaConf permitiram percecionar a mudança no mundo e o mundo em mudança.

Durante a visita aos expositores / empreendedores, foi possível conhecer soluções tecnológicas, bem como estabelecer contactos que o futuro próximo poderá transformar em parcerias.




O Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) e a PricewaterhouseCoopers (PwC) abriram em 2017 uma Call for Paper sobre a área da Competitividade e Internacionalização. Esta Call teve como objetivo o incentivo à realização de estudos que permitam a identificação de problemas e a implementação de soluções de política económica em Portugal na referida área.

Concluído o processo de seleção dos artigos e a avaliação dos mesmos pelo júri, iremos realizar a conferência de apresentação dos 4 artigos vencedores, tal como previsto aquando da abertura da Call.

Inscrições até dia 14 de Novembro através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

PROGRAMA








A ANI - Agência Nacional de Inovação vai promover a Conferência "Inovação Aberta em Portugal", que terá lugar no Auditório do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, no dia 30 de novembro, às 14h00

Será discutido o papel da Inovação Aberta e da valorização do Conhecimento como formas de acelerar a competitividade das empresas nacionais e a promoção internacional de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Esta iniciativa destina-se a todos os que desenvolvam práticas orientadas para processos de inovação e tecnologia.


Consulte o PROGRAMA e INSCREVA-SE.