Realizou-se no passado dia 03 de Outubro no CENTIMFE o Seminário Técnico designado: Additive Manufacturing towards the mouldmaking challenge, enquadrado na Semana de Moldes 2018, com a presença de cerca de 130 participantes oriundos de empresas e entidades de IDT.

O Workshop foi realizado pelos parceiros do Projeto SAMT SUDOE e por dois oradores convidados do setor das tecnologias aditivas:

Agenda do Workshop:

  • Additive Manufaturing (AM) technologies in mouldmaking and plastic processor companies - SAMT SUDOE projet;
  • Technological Roadmap on Additive Manufacturing for the SUDOE Region;
  • Keynote presentation - Additive Manufacturing Applications in Mouldmaking;
  • Keynote presentation: Future advances in AM;
  • Key advantage of AM - Demonstrators presentation;
  • MatchMaking / Network lunch;

As comunicações efetuadas geraram grande interesse da parte dos participantes, que interagiram com os oradores, na sessão de Network lunch.
             

Durante o evento, esteve patente um stand com peças/componentes desenvolvidos no âmbito do projeto SAMT SUDOE, apresentação do demonstrador SAMT SUDOE (desenvolvido no CENTIMFE) e distribuído o ROADMAP elaborado no âmbito do projeto (GT1). Esta mostra revelou-se muito interessante para os participantes que paralelamente participaram num MatchMaking / Network lunch onde partilharam as suas expetativas no que se refere às Tecnologias de Fabrico Aditivo e Materiais Avançados, com o objetivo de alavancar ideias que possam vir a ser materializadas em projetos de ID+I.
               


Até Fevereiro 2019 serão agendados 4 webinars em Portugal tendo por base os OER (Open Educational Resources) desenvolvidos no âmbito do projeto SAMT SUDOE.