Decorreu no CENTIMFE no dia 7 de março de 2018 a 
Kickoff meeting do projeto mobilizador TOOLING4G - Advanced Tools for Smart Manufacturing

O evento reuniu mais de 90 participantes que representaram todo o consórcio TOOLING4G, e contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Esta sessão contemplou apresentações dos responsáveis pela coordenação do projeto e dos líderes dos projetos parcelares (PPS´s) que o compõem, e adicionalmente com uma intervenção da ANI, que versou aspetos da gestão administrativo/ financeira relativos à execução de projetos de I&DT em consórcio.
 
O TOOLING4G tem como promotor líder a empresa fabricante de moldes Aníbal H. Abrantes, e envolve um consórcio constituído por 20 empresas dos sectores de moldes e plásticos, 10 entidades não empresariais do SI&I e uma associação.

O projeto pretende dar um contributo importante para a capacitação das empresas do cluster, permitindo-lhes criar conhecimento que lhes possibilite concorrer a nível global e vencer os desafios do mercado. Para isso, no TOOLING4G serão tratados temas que permitirão a inovação nas áreas dos materiais, produtos e processos e na endogeneização das tecnologias e paradigmas organizacionais usualmente englobadas no conceito de Indústria 4.0.

O plano de atividades de I&D possui um forte carácter coletivo e um forte efeito indutor e demonstrador, atuando nos processos de fabrico híbrido, ferramentas/sistemas inteligentes, ferramentas eficientes para fabrico de produtos multimaterial, ferramentas multiprocesso, digitalização da indústria, cadeias de produção sustentável “zero defeitos”. Destas atividades esperam-se impactos significativos ao nível da competitividade e da internacionalização, resultantes do desenvolvimento da oferta de produtos e serviços inovadores por parte da fileira nacional das tecnologias de produção e também da transformação e modernização dos processos produtivos dos setores utilizadores.
 
 
Equipa de Coordenação
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.