O CENTIMFE viu aprovada mais uma candidatura, neste caso o núcleo de I&D em co-promoção MAIS - MOLDIT Advanced Innovation System. Este projeto tem como promotor líder a empresa MOLDIT e como co-promotores o IPC - Universidade do Minho e o CENTIMFE.

O projeto MAIS - MOLDIT Advanced Innovation System visa a constituição e dinamização de uma estrutura colaborativa, um núcleo de I&D, assente no estabelecimento de uma parceria estratégica de médio e longo prazo entre a empresa MOLDIT e duas entidades não empresariais do sistema I&I, o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos, e o IPC - Centro de Investigação Instituto de Polímeros e Compósitos da Universidade do Minho. O núcleo MAIS, que envolve técnicos das três entidades, desenvolverá atividades colaborativas de natureza I&I para as quais os copromotores disponibilizarão uma equipa qualificada, assim como os equipamentos e infraestruturas necessárias à realização das atividades e concretização dos objetivos.

Esta estrutura irá dinamizar ações que promovam a capacidade de inovar, a criação de condições favoráveis para a criação de saber, a preparação de profissionais competentes e a transferência de conhecimento e tecnologia na temática do ciclo de desenvolvimento do Molde desde a conceção do Produto até à Industrialização com especial ênfase nas ferramentas moldantes inteligentes e eco-sustentáveis, na injeção de novos materiais termoplásticos e materiais compósitos e In Mould Operations.

Como resultado destas ações de I&I a MOLDIT pretende posicionar-se a curto prazo na linha da frente dos fornecedores mundiais de moldes de elevado desempenho, suportados em novos conceitos de projeto e integração de soluções avançadas de automação, sensorização e inteligência, e também no fornecimento de peças injetadas em novos materiais termoplásticos e novos materiais compósitos que se caracterizam pelo reduzido peso e elevado desempenho.