Nos próximos anos, o Centimfe vai promover um conjunto de atividades com e para as empresas, entidades do Sistema Cientifico e os stakeholders em geral, no âmbito do FABRICO ADITIVO e suas potencialidades.

O CENTIMFE iniciou no passado mês de Setembro, o projeto europeu “SAMT SUDOE - Spread of Additive manufacturing (AM) and advanced materials Technologies for promoting industrial KET (Key Enabling Technologies) in plastic processors and mould industries within SUDOE space”. Este é um projeto europeu financiado pelo programa Interreg SUDOE através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Este programa, que apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa, promove a cooperação transnacional para resolver problemas como o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento e a baixa competitividade das PME.

O SAMT SUDOE pretende promover a aplicação de tecnologias KET de fabricação aditiva (impressão 3D) e materiais avançados na indústria de moldes e plásticos dentro do espaço SUDOE através da criação de redes e ligações entre empresas, centros de I+D, instituições do ensino superior e organismos públicos. Para isso, impulsionará a adoção de sistemas de produção avançados e novos materiais nas indústrias tecnológicas destas regiões que estão presentes numa grande variedade de sectores como o automóvel, a saúde, o têxtil, o calçado e os bens de consumo.

Os sectores de moldes e plásticos no espaço SUDOE enfrentam vários problemas comuns que prejudicam a sua capacidade de competir globalmente, tais como a dificuldade de envolvimento em atividades de I+D, dificuldades de incorporação das inovações desenvolvidas em universidades ou centros de I+D, obstáculos para atualizar a tecnologia e desenvolver as competências dos recursos humanos, entre outros.

Promover a aplicação das novas KET (Key Enabling Technologies) nestes sectores contribuirá para o desenvolvimento de atividades de I+D transnacionais capacitando tanto as empresas como as organizações para interagir continuamente com o sistema de I+D, permitindo-lhes por sua vez, entrar em mercados mais competitivos.

Esta iniciativa é liderada pelo AIJU – Centro Tecnológico dos Brinquedos (Espanha) que juntamente com o CENTIMFE (Portugal) e com o Centre National de la Recherche Scientique - CNRS ICMCB (França), vão contribuir com seu conhecimento e experiência nas tecnologias de Fabrico Aditivo (AM) e em materiais avançados. Além disso, o Cluster de Empresas Inovadoras do Valle del Juguete – CEIV (Espanha) irá fornecer a visão e o conhecimento relativamente aos setores alvo do projeto e o Instituto Valenciano de Competitividade Industrial – IVACE, será responsável por transferir este conhecimento para todos os setores produtivos.

Mais informação: http://bit.ly/2eNiW5g