O CENTIMFE realizou as atividades de encerramento do projeto europeu METALMORPHOSIS, apoiado no âmbito do 7FP, em que era coordenador, em GENT (Bélgica), nos dias 22 a 24 de Fevereiro. Ao longo destes dias, foram dinamizadas várias reuniões de trabalho com o consórcio que envolveu seis países (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Eslovénia e Bélgica), foi desenvolvida a avaliação final pelo representante da Comissão Europeia, que referiu “(…) os resultados que viu serem alcançados neste projeto, são impressionantes. Fiquei muito impressionado com o que foi conseguido em 30 meses de execução deste projeto. Seria excelente que nos próximos tempos, fossem desenvolvidos outros projetos demonstradores e complementares deste, para continuar o vosso trabalho conjunto. Devem ter orgulho no trabalho feito e muito obrigado pelo vosso contributo conjunto”. 

O projeto agora concluído teve como objetivo a otimização dos processos de ligação através de Electromagnetic Joining (EMJ) aplicado a componentes híbridos em materiais metálicos e compósitos. Os mais de 800 testes realizados permitiram desenvolver três demonstradores aplicados à indústria automóvel em que os componentes híbridos permitiram uma redução de peso que variou entre os 17% e 50%.

O consórcio METALMORPHOSIS está capacitado para responder aos desafios da indústria para o desenvolvimento e industrialização de componentes híbridos (metal-compósitos). Para mais informações relativamente aos resultados deste projeto consulte o site www.metalmorphosis.eu ou contacte o CENTIMFE.