Coordenado pela CEFAMOL (www.cefamol.pt), no mês de Setembro (4 a 12) realizou-se uma missão do Cluster Engineering & Tooling ao Japão e à Coreia do Norte. Esta missão, que envolveu empresas, entidades do sistema Científico e Tecnológico e a própria CEFAMOL, foi assumida como de reforço às ações de cooperação internacional entre clusters (iniciadas com o projeto Europeu WIINTECH da POOL-NET), mas também de vigilância e acompanhamento tecnológico.

missao japao coreia

 

No dia 7 de Setembro, em Tokyo, a comitiva participou na visita ao showroom da SODICK (www.sodick.com), integrando a apresentação de tecnologia aditiva com fresagem de alta velocidade, tendo ainda, sido promovida uma receção pelo Embaixador de Portugal no Japão, na sua residência oficial, bem como, dinamizado pela AICEP, o Workshop “Economia e Cultura Japonesa”, que permitiu um excelente enquadramento da dinâmica e características do mercado japonês. Os trabalhos do dia terminaram com uma reunião com a JaDMA – Associação Japonesa da Indústria de Moldes, onde foram apresentadas as dinâmicas da Indústria de Portugal e do Japão e discutidos modelos de reforço de cooperação e de participação na ISTMA EUROPE bem como na próxima edição da SEMANA DE MOLDES 2016 (20-24 Junho), em Portugal.

missao japao coreia d7

 

 

 

 poolnet

engtool

 

No dia 8 em NAGANO, foram organizadas e efetuadas visitas a empresas japonesas de moldes (Kashiyama Kanagata Industry – www.mkg.co.jp/kanagata/en/), e de equipamentos de injeção (NISSEI Plastics Industrial – www.nisseiplastic.com/en/index.php), bem como, à Shinshu University – Faculty of Science and Technology. Estas visitas foram promovidas pelo Cluster Japonês NAGANO TECHNO FOUNDATION, parceiro da POOL-NET. Neste dia, foi ainda realizada uma reunião com o Cluster NAGANO TECHNO FOUNDATION, e com a Perfeitoria de NAGANO, onde foram apresentadas as oportunidades de cooperação futura entre ambos os Clusters, e os principais desafios da Indústria de Moldes e Ferramentas do Japão.

missao japao coreia d8

 

No dia 9 foram efetuadas visitas a duas empresas tecnológicas, a NAKANO PLASTIC INDUSTRIES (http://jnkp.co.jp/?page_id=49) e à NITTOH KOGAKU AZUMIN PLANT (www.nittohkogaku.co.jp/english/zoom/molding/), onde a missão tomou conhecimento dos modelos organizacionais e das tecnologias avançadas de produção utilizadas na injeção de peças e produtos plásticos eco-eficientes.

missao japao coreia d9

 

No dia 10, em OSAKA, a missão visitou as instalações da multinacional japonesa, OKK (www.okk.co.jp) que produz equipamentos de fresagem de alta velocidade.

missao japao coreia d10

 

No dia 11 já em BUSAN, na Coreia do Sul, a missão fez uma visita às instalações da multinacional Coreana, DOOSAN (www.doosan.com/en/business/business.do?bizCode=8070), tendo assistido ainda a uma apresentação detalhada da DOOSAN MACHINE TOOLS BUSINESS GROUP, e da sua estratégia de desenvolvimento futura. De igual forma, foi promovida uma visita à empresa HI-G, que fabrica matrizes (Ferramentas Especiais), especialmente para a Indústria Automóvel, onde se pode constatar a utilização de tecnologias da DOOSAN.

missao japao coreia d11

 

A Missão terminou, com a chegada a Portugal no dia 12, com a certeza de se terem reforçado os laços de cooperação estratégica com a Associação de Moldes Japonesa (JaDMA) e em especial com o Cluster (NAGANO TECHNO FOUNDATION), bem como. O grupo de participantes reforçou assim os laços de trabalho conjunto, abrindo desta forma novas oportunidades futuras (parcerias/negócios), explorando os conhecimentos e contatos que a Missão permitiu.