Programa +Inovação +Indústria da Portugal Ventures

A submissão de candidaturas ao programa +Inovação +Indústria da Portugal Ventures decorre entre 15 de setembro e 15 de outubro de 2014.


O Programa +Inovação +Indústria da Portugal Ventures tem como destinatários os setores tradicionais da economia portuguesa, promovendo a criação de novas realidades empresariais e abrangendo várias formas de inovação (de produto, de processo, modelo de negócio e organizacionais, mercados, etc).

portugalventures


PROJETOS ELEGÍVEIS

    Caraterísticas:
  • Criação de uma nova empresa (ou constituída há menos de 3 anos), com sede em Portugal e com controlo acionista ou de gestão por empreendedores oriundos das empresas industriais ou do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (SCTN);
  • Visar a produção de bens, equipamento ou serviços destinados à modernização e/ou inovação dos sectores tradicionais da economia nacional, através de:
  • Novas atividades/produtos/serviços com presença insuficiente no país mas com grande potencial de crescimento;
  • Novos processos ou processos significativamente melhorados dos quais resultem ganhos produtivos, organizacionais ou de sustentabilidade.
  • Apresentar uma tecnologia/produto “industrializável";
  • Baseado em tecnologia proprietária e/ou onde os promotores tenham participado no seu desenvolvimento e/ou obtido o licenciamento da propriedade intelectual;
  • Output de natureza escalável no mercado global, como forma de obtenção de dimensão crítica e de competitividade.

Setores-alvo:

  • Agro - industrial (inclui produção agrícola, transformação, packaging e distribuição)
  • Moda (inclui têxtil e calçado)
  • Florestal (inclui papel, madeiras e cortiças)
  • Habitat (inclui cerâmica, mobiliário, produtos metálicos e construção)
  • Química (inclui plásticos e matérias primas para indústria)
  • Tecnologias de Produção (inclui maquinaria, sistemas produtivos e moldes)
  • Mobilidade (inclui componentes para veículos de transporte)

Incluem-se ainda os serviços de suporte dirigidos aos setores considerados de valor acrescentado nomeadamente - I&D; Engenharia e Desenvolvimento de Produto e Processos; Energia; Ambiente; Serviços integradores; Design; Marketing; Logística.

Estágio dos Projetos:

  • Projetos em fase Seed - Apresentando uma tecnologia/produto “industrializável’, com protótipo que permita validar a aplicação da tecnologia e/ou da ideia de negócio, bem como apresentar potenciais clientes e que estejam à procura de fundos para preparar o arranque da operação;
  • Projetos em fase Start-up e Growth - Que já tenham uma gama de produtos e uma base de clientes interessados e que estejam à procura de capital para consolidar e desenvolver novos produtos, lançar e expandir para novos mercados.

Promovidos:

  • Obrigatoriamente, por empreendedores, quadros, gestores, técnicos ou investigadores de empresas industriais ou de entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional.
  • Poderão igualmente participar, enquanto co-promotores, empresas industriais interessadas no desenvolvimento do projeto

Para mais informações consulte o REGULAMENTO DO PROGRAMA +I +I e o FORMULÁRIO DE CANDIDATURA em: http://www.portugalventures.pt/

O objetivo do programa consiste em fortalecer o ecossistema industrial e científico Português. Pretende assim, progredir pela via da inovação na cadeia de valor, estimulando o rejuvenescimento de setores tradicionais através de atividades de maior valor acrescentado e ter um impacto positivo no SCTN, através da sua participação em projetos cuja tecnologia seja monetizável e dirigida à resolução de problemas e/ou respostas a desafios da indústria.

Depois de submetidas as candidaturas, todos os projetos são alvo de uma 1ª análise realizada pela Portugal Ventures, seguida de uma avaliação realizada por painéis de peritos multidisciplinares. Posteriormente será realizada uma apresentação ao Conselho de Administração da Portugal Ventures e a análise aprofundada da oportunidade de negócio. Por fim, existe a fase de negociação dos contratos e a celebração dos mesmos no caso dos projetos selecionados para investimento.

Quais são os princípios orientadores do financiamento do Programa +Inovação +Indústria da Portugal Ventures?

Cada projeto de investimento será analisado caso-a-caso de acordo com as suas características.

O investimento da Portugal Ventures num determinado projeto será realizado através dos Fundos de Capital de Risco (FCR) por si geridos, podendo ascender a um valor de 1.500.000 euros, por ronda de investimento, e será, por norma, realizado em dinheiro.

O investimento da Portugal Ventures por norma será comprometido e realizado de forma gradual em função da verificação prévia do cumprimento de objetivos/metas pré-estabelecidas do projeto.

A Portugal Ventures será sempre um acionista com uma posição minoritária.

Os promotores e eventuais co-promotores poderão realizar a sua quota-parte em dinheiro, propriedade intelectual e/ou ativos corpóreos aportados ao projeto. Contudo, tal deverá merecer o acordo da Portugal Ventures, que poderá avaliar ou solicitar a avaliação por um terceiro desses ativos.

 

Mais informação em: http://www.portugalventures.pt/