MOSTRA TECNOLÓGICA com as seguintes apresentações/sessões técnicas:
- DAIKIN - “Eficiência energética/Retorno de investimento” - 25/06 das 14h00 às 15h00
- DNC - “Novos desafios da maquinação e fresagem a 5 eixos, 3+2. Maquinação horizontal Vs Maquinação Vertical” - 25/06 das 15h00 às 16h00
- KERN - "Hydrostatic for hard Milling up to 93 Hra & how to increase surfaces quality for molds & micro-molds" - 26/06 às 10h30 até 11h30
- KISTLER - "Monitorização de Processos e Controlo da Qualidade na Injeção em Moldes Plásticos, através de medidas da pressão na cavidade e mediante o uso de sensores." - 26/06 às 11h30 até 12h30
- N.Belchior "PARKER - Tomadas Rápidas para Moldes (água de refrigeração). Cilindros HMI 2H e Compactos - Programa e Ferramentas de Ajuda ao Projeto." - 26/06 às 14h00 até 15h00
A Mostra Tecnológica patente durante a semana no edificio da OPEN contou com a presença de 11 expositores, Autodesk, Banco BIC, DAIKIN, DNC Técnica, GrandeSoft, Kern, Kistler, LeiriData, N. Belchior, Sariki e S3D.
De destacar também os quatro protocolos assinados durante o decorrer da SM 2014, entre a Pool-net – Portuguese Tooling Network e os Clusters: Clusterland (Áustria), Plastipolis (França), Proplast (Itália) e a AVEP (Espanha), que visam a cooperação internacional, a realização de missões, bem como o intercâmbio de informação e de oportunidades de negócio entre os associados dos respetivos Clusters.
Foi também assinado um outro protocolo de colaboração entre a Incubadora OPEN e a Aceleradora de Empresas da Universidade de Southern Mississippi (EUA), no âmbito do empreendedorismo, em especial para a dinamização de Soft Landing (disponibilização de escritórios, em condições especiais, a empresas portuguesas na Aceleradora de empresas nos EUA, e vice-versa).
A Semana de Moldes 2014 contou com a participação de diversas entidades oficiais, públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, nomeadamente o Senhor Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, AICEP, Agência de Inovação, Iniciativa Eureka, ISTMA (Europe e World, European Tooling Platform, EFFRA, Câmaras Municipais da Marinha Grande, de Oliveira de Azeméis e de Leiria, IAPMEI, Instituto Politécnico de Leiria e CDRSP, Instituto Superior Técnico, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, IADE, NERLEI, AECOA, CENFIM, CENTI, os Centros de Investigação internacionais TNO (Holanda), o IPT Fraunhofer Institute (Alemanha) e o Plastipolis – Pôle de Compétitivité Plasturgie (França).
De salientar a presença ao longo desta semana dos representantes da ISTMA - International Special Tooling & Machining Association (Europe e World), que vieram discutir a respetiva ação estratégica para os próximos anos, bem como de uma comitiva alargada vinda de África do Sul representantes da TASA – Toolmaking Association of South Africa, do NTIP - National Tooling Initiative of South Africa, da GAUGEN TOOLING INITIATIVE, da WESTERN CAPE TOOLING INITIATIVE e da CONVERTEK.
As empresas também aderiram em número significativo nas várias sessões realizadas, bem como a imprensa nacional e internacional dando visibilidade e reconhecimento ao Pólo português de Competitividade e Tecnologia Engineering and Tooling.
A participação alcançada na Semana de Moldes 2014, representou uma oportunidade para todos os stakeholders da indústria de Engineering & Tooling, para a atualização de conhecimentos, estabelecimento de novos contatos e parcerias, a integração nas redes de cooperação europeias e para a promoção internacional do setor.
O senhor secretario de estado da inovação, investimento e competitividade, referiu que “este cluster é um exemplo que merece a maior atenção e respeito para o desenvolvimento da economia portuguesa”, relevando o papel que os empresários têm tido na internacionalização da economia portuguesa.
O reforço da presença e visibilidade internacional, explorando a marca coletiva “Engineering & Tooling from Portugal”, assumiu-se como um fator diferenciador e de comunicação internacional que valoriza a imagem e competências deste setor.
Em suma, a Semana de Moldes 2014 demonstrou ser um espaço de alinhamento e reflexão estratégico sobre tendências e evolução da indústria e da economia mundial, representando por isso um palco de excelência para o networking e dinamização de negócios.