MicroHANDLING – Projeto, Produção e Manipulação de Micropeças

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Descrição e OBJETIVOS

 

 

 

microHandling

O MicroHANDLING – Projeto, Produção e Manipulação de Micropeças é um projeto de I&DT em copromoção que visa o desenvolvimento de uma nova cadeia de valor direcionada para o fornecimento de moldes para micropeças, de sistemas de manipulação e micro assemblagem. Esta cadeia deve integrar eficientemente todas as operações de produção de moldes e Micropeças injetadas, desde a conceção ao fabrico do produto ou processo ao seu embalamento, envolvendo desde logo os clientes.

As vertentes do projeto do molde para Micropeças e dos sistemas de manipulação não têm sido estudados no setor, e dado que é uma necessidade premente, os copromotores propõem-se criar conhecimento nestas áreas, o que conduzirá ao desenvolvimento de novas competências técnicas e tecnológicas, metodologias, e a sistematização dos conhecimentos necessários para normalizar as soluções de conceção e fabrico das Micropeças e micromoldes.

Para concretizar os objetivos propostos constituiu-se este consórcio, envolvendo uma empresa, a EDILÁSIO, e duas entidades do sistema científico e tecnológico, o CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes Ferramentas Especiais e Plásticos, e o IPN - Instituto Pedro Nunes, entidade ligada à universidade de Coimbra. Este consórcio teve como premissa na sua constituição, a aglutinação de diferentes valências nas áreas técnicas, tecnológicas e do saber necessárias ao desenvolvimento deste projeto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico. O consórcio elaborou um plano de atividades consideradas fundamentais para a realização e concretização dos objetivos propostos, e que contribuirão para o desenvolvimento da nova cadeia de produção de moldes de injeção de micropeças. A sua implementação conduzirá à redução dos tempos de fabrico, ao aumento da qualidade e a uma resposta eficiente a mercados de elevada exigência de conhecimento na perspetiva de atingir objetivos comuns que promovam a competitividade do setor E&T nacional.

Periodo de execução:

Setembro de 2013 a junho de 2015

Sistema de Incentivos à IDT: Projetos em copromoção

Organismo Técnico:

Projeto cofinanciado por:

 

 

Objetivos

  • Novas regras e procedimentos de projeto de moldes e sistemas de controlo e inspeção aplicáveis a micro peças.
  • Matrizes de decisão sobre a aplicação de soluções e tecnologias.
  • Modelo organizacional para o fornecimento de produtos micro.
  • Produto/ tecnologia demonstradora da capacidade desenvolvida para apresentar no mercado.
  • Nova de cadeia de produção para micropeças injetadas.


PROJETO INSERIDO NO PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA ENGINEERING & TOOLING

 

VÍDEO:

 

 

 

 

PARCEIROS

 

 

 

 

 

EMPRESAS

 EDILÁSIO

   SCT:

 CENTIMFE

 INSTITUTO PEDRO NUNES