Pense Indústria e Tecnologia
IntroduçãoTendo como Promotor a RECET - Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, o Projeto Pense Indústria Conhecimento teve a sua primeira edição no ano letivo 1995/96. A sua dinâmica de desenvolvimento e os resultados já obtidos e expectáveis, levam a concluir que é investindo neste tipo de ações que se começa a construir um país com jovens atentos, determinados e criativos, capazes de encabeçar a dinâmica da (r)evolução económica do país. O Projeto Pense Indústria tem feito o seu eco no meio empresarial, regional e autárquico que, desde cedo, abraçaram esta iniciativa, dando todo o seu apoio à dinamização e desenvolvimento do projeto.
Para Quê?O Projeto “Pense Indústria e Tecnologia” tem como objetivo a sensibilização/formação dos jovens para a indústria onde têm a oportunidade de um contacto sobre a atividade industrial, profissões, técnicas e tecnologias associadas e dotar os jovens de instrumentos de análise que possibilitem uma opção consciente em termos de percursos formativos e na área da Indústria, motivando-os através:
|
Para Quem?O Projeto Pense Indústria e Tecnologia destina-se a estudantes do 7º, 8º, 9º anos de escolaridade, das Escolas Básicas e Secundárias da região. Este ano letivo (2007) conta com a participação de cerca de 210 alunos, distribuídos por 15 Turmas, oriundos das seguintes escolas:
Como ?A atividade Lab PI é composta por sessões teóricas e práticas. As sessões teóricas realizam-se no Centimfe e baseiam-se em trabalhos de grupo que consistem na realização de Jogos Didáticos, Vídeos sobre a Indústria, utilização de Tecnologias de Informação (Internet e Correio Eletrónico) e Visitas de Estudo a empresas de diversos setores industriais.As atividades desenvolvidas pretendem:
|
||
VISITAS DE ESTUDOS A EMPRESASSão realizadas Visitas de Estudo a diversos setores industriais (cerâmica, plásticos, vidro, alimentar, moldes) onde os formandos tem oportunidade de contactar com a realidade industrial portuguesa e ao mesmo tempo ver o ciclo industrial dos produtos.
As sessões práticas são realizados no Laboratório de Tecnologias Industriais, em mini-equipamentos, através de uma combinação de hardware e software didático.
No Lab PI, os alunos têm a oportunidade de contactar com as mais avançadas Tecnologias Industriais, através de mini-equipamentos, como por exemplo: Eletrónica Analógica e Digital, Comunicações, Pneumática, Hidráulica, Mecânica, Torno CNC, Fresadora CNC, Armazém Automático, Plotter, Braço de Robot, Plásticos por Pressão e por Vácuo, Tapete Rolante com Sensores, Controlo de Processos e Energias Solar, Hidro-Solar e Eólica.
|
Como atividades complementares, este projeto apresenta ainda duas vertentes: INSIDE PIEsta atividade decorre durante todo o ano letivo, nas escolas e noutros locais a acordar com a rede de parcerias. Estas sessões são baseadas em temas relacionados com a atividade industrial moderna, como por exemplo: Ambiente, Qualidade, Segurança e Energia, Marketing, Design, Tecnologias de Informação entre outros. Durante estas sessões, os participantes podem assistir a filmes, debates, demonstrações com a possibilidade de experimentar alguns mini-equipamentos industriais. Para este ano letivo, estão previstas 100 sessões de 4 horas, pretendendo abranger um total de 2000 participantes. TECH PIEsta atividade visa a ocupação dos tempos livres dos alunos e irá decorrer durante o mês de julho de 2005, nas instalações do Centimfe. O Tech PI é uma atividade composta por 10 sessões de três horas, envolvendo 24 participantes. O programa é o mesmo do "Lab PI". Mais informações aqui
|
||
Isto é uma Ideia!O objetivo é criar e desenvolver um novo produto, que não exista no mercado e que seja ecológico. O desenvolvimento do produto tem de passar por todas as fases do Ciclo Industrial.No final de cada ano letivo, é premiada a melhor Ideia, com a atribuição de um prémio a todos os elementos do grupo vencedor. APERFEIÇOAMENTO DE UM PRODUTONeste jogo, cada turma é dividida em dois grupos de trabalho aos quais são apresentados dois produtos. Estes produtos estão armazenados em stock e apresentam problemas funcionais. por este facto não se conseguem vender. O objetivo do jogo é identificar as causas/defeitos dos produtos e apresentar soluções/melhorias para se conseguir vender os produtos. |
PULLTEXO jogo é realizado em grupos de quatro elementos que assumem as funções de Diretor de Marketing, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Diretor de Planeamento e Produção e Diretor de Vendas. Os alunos assumem a gestão de uma empresa têxtil que fabrica camisolas. É atribuído um orçamento inicial que deverá ser gerido em todas as fases do Ciclo Industrial. Este é um jogo didático, de tomada de decisões, ganho pelo grupo que, através de uma gestão mais eficaz consiga vender o maior número de camisolas. |
||
|