Projeto e Fabrico de Moldes - 3ª Edição

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

A UNIVERSIDADE DO MINHO E A INDÚSTRIA

 

A indústria portuguesa de moldes para plásticos é um paradigma de sucesso empresarial e de capacidade de inovação, detendo uma quota de 3% do mercado mundial de moldes para plásticos e borrachas.

A importância estratégica do setor e a contínua necessidade de iniciativa tecnológica implicam a necessidade de formação de quadros especializados ao mais alto nível.

Este projeto de formação pós graduada, em sintonia com os setores industriais dos moldes e dos plásticos, destina-se a ativos com formação de base em Engenharia, e tem como objetivos reciclar e atualizar a formação científica de base de quadros do setor.

Fazendo a transposição dos saberes acumulados na Universidade do Minho, aposta-se na sua integração para o projeto de moldes, e na introdução de áreas com potencial relevância para a inovação de processos e aumento da capacidade competitiva da indústria portuguesa.
Este projeto conta com o apoio da ADI - Agência de Inovação.

 

 

Na Escola de Engenharia funciona, há mais de 20 anos, o Departamento de Engenharia de Polímeros, vocacionado para o apoio aos setores das indústrias de moldes e plásticos, tendo graduado mais de 200 engenheiros.

Outros departamentos, como os de Mecânica, Produção e Sistemas de Eletrónica Industrial têm desenvolvido atividade em colaboração com a indústria, e possuem hoje quadros altamente especializados em setores chave da organização e produção industriais.

Além disso, a Universidade tem desenvolvido a cultura de colaboração com a indústria através de contactos estreitos com as próprias empresas, as suas associações sectoriais e Centros Tecnológicos. O exemplo mais paradigmático são os cursos de pós-graduação em Engenharia de Polímeros, em que a Universidade tem contado com a colaboração do Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

ESTRUTURA CURRICULAR 

INFORMAÇÃO ÚTIL

Organização das Pós-GraduaçõesFuncionam dois cursos com parte curricular comum: Mestrado e Especialização. Os candidatos ao Curso de Mestrado, após a parte curricular, fazem uma dissertação durante um semestre adicional.A parte curricular dos cursos funciona durante dois semestres, normalmente com as aulas em regime de fim de semana (sextas feiras e sábados) ou de curso intensivo.O Curso de Especialização pode ser frequentado em regime de tempo parcial ao longo de quatro semestres letivos consecutivos.As aulas funcionam maioritariamente nas instalações Centimfe, em Santa Maria da Feira, e também, na Universidade do Minho, em Guimarães.

 

 

 

CORPO DOCENTE

Os cursos são assegurados por docentes doutorados da Universidade do Minho (Departamento de Engenharia Mecânica, de Polímeros, de Produção e Sistemas, de Eletrónica Industrial e de Informática), da University of Gallway(Irlanda), da Hogeschool Gent (Bélgica) e da Universidade de Vigo (Espanha).

 

HABILITAÇÕES DE ACESSO

Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado os titulares de licenciaturas em Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Produção ou outra licenciatura equivalente, com classificação mínima de 14 valores.A candidatura ao Curso de Especialização não está condicionada a nota mínima na Licenciatura.

 

Todas as informações adicionais deverão ser solicitadas ao : 

 

    Diretor dos Cursos de Pós-Gradução em Projeto e Fabrico de Moldes
    Universidade do Minho - Escola de Engenharia
    Fax: 253 - 514400
    e-mail : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
                Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
                Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.     

 

Outras informações: 
http://presidencia.eng.uminho.pt/Mestrados