O Projeto INATEC assume nos objetivos gerais um desafio de integração do princípio do resíduo “zero” nos processos de maquinagem e de acabamento, tendo como alvos:
- Desenvolver e implementar modelos industriais de prevenção e controlo de poluição, apoiados e suportados nas infraestruturas dos parceiros industriais, abrangendo e integrando a especificidade técnica e tecnológica de cada processo avançado de maquinagem e de acabamento, o princípio da maquinagem ecoeficiente e os conceitos de sistemas e produção agilizada:
- No fabrico de moldes para as indústrias do plástico e vidro e no fabrico de ferramentas de estampagem para o setor de componentes automóvel.
- No corte e tratamento térmico de aço de grandes massas.
- Incremento do conhecimento e da otimização dos processos de maquinagem avançada por electroerosão, alta velocidade a mais de três eixos em simultâneo, integrando os conceitos de redução de custos, de redução de mão de obra, de acabamento elevado e da maquinagem ecoeficiente.
- Desenvolvimento dos estudos e aplicação das novas tecnologias de micromaquinagem por electroerosão, erosão laser e microfuração.
- Modificação das características e das propriedades superficiais dos moldes através da aplicação de revestimentos, da maquinagem por laser e da utilização de aditivos nos fluidos dielétricos ou uso de elétrodos especiais, tendo em conta os conceitos de redução e reciclagem de resíduos, de sistema ágil e da ecoeficiência dos processos de revestimento e de acabamento.
- Tratamentos térmicos de têmpera de grandes massas assimétricas de modo a garantir a homogeneidade estrutural, a pequena variação dimensional e evitar a microfissuração e fratura das peças.
- Melhoria das superfícies acabadas dos moldes e das suas propriedades através da utilização de tratamentos térmicos superficiais de nitruração, têmpera e erosão laser, atendendo aos princípios da ecoeficiência.
- Redução do tempo de produção e das tarefas sem valor acrescentado, através da agilização da produção do molde atendendo aos princípios organizacionais e humanos e aos aspetos tecnológicos.
|
|
Através do Projeto INATEC, novos meios, processos e tecnologias serão colocados à disposição dos parceiros, trazendo ao consórcio novos conhecimentos, aplicações, mais vantagens competitivas e maiores competências, que resultarão num maior fortalecimento do setor e numa maior capacidade de resposta aos desafios e oportunidades do mercado globalizado, como:
- Maquinagem de pormenores nas superfícies de insertos para moldes por meio de Laser.
- Têmpera de grandes massas assimétricas de aço.
- Aplicação de revestimento em moldes para plástico e para vidro.
- Implementação de sistemas de automatização, robotização e agilização dos sistemas de maquinagem e acabamento.
- Desenvolvimento de modelos e metodologias de planeamento do processo e de planeamento e controlo do sistema produtivo aplicados à especificidade do setor de moldes e ferramentas.
- Maiores competências na avaliação, seleção e implementação de aplicações de suporte à gestão da produção.
- Implementação de um demonstrador de plataforma de comunicação.
- Corte e maquinagem mais ecológica.
- Avaliação e implementação de modelos de sistemas de resíduo “zero”.
- Melhoria da qualidade das superfícies maquinadas, estado de superfície e rigor dimensional.
As empresas promotoras deverão endogeneizar os conceitos básicos da ecoeficiência e estabelecer os programas de prevenção, ficando dotados de recursos e conhecimentos para, autonomamente, desenvolverem os processos de melhoria contínua.
DURAÇÃO
2 anos e 9 meses (1 de janeiro de 2006 a 30 de setembro 2008)
|
|