Projetos Concluídos

 Pense Indústria e Tecnologia

logo PI

 

Introdução

Tendo como Promotor a RECET - Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, o Projeto Pense Indústria Conhecimento teve a sua primeira edição no ano letivo 1995/96. 

A sua dinâmica de desenvolvimento e os resultados já obtidos e expectáveis, levam a concluir que é investindo neste tipo de ações que se começa a construir um país com jovens atentos, determinados e criativos, capazes de encabeçar a dinâmica da (r)evolução económica do país. O Projeto Pense Indústria tem feito o seu eco no meio empresarial, regional e autárquico que, desde cedo, abraçaram esta iniciativa, dando todo o seu apoio à dinamização e desenvolvimento do projeto.

 

Para Quê?

O Projeto “Pense Indústria e Tecnologia” tem como objetivo a sensibilização/formação dos jovens para a indústria onde têm a oportunidade de um contacto sobre a atividade industrial, profissões, técnicas e tecnologias associadas e dotar os jovens de instrumentos de análise que possibilitem uma opção consciente em termos de percursos formativos e na área da Indústria, motivando-os através:

 

  • Contacto com a realidade industrial;
  • Utilização de meios informáticos como ferramenta de trabalho;
  • Estímulo de apetência para a tomada de decisões coerentes em ambiente consciente
  • Desenvolvimento do sentido de responsabilidade e raciocínio lógico
  • Desenvolvimento do espírito de trabalho em grupo
  • Aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos na escola, nas tecnologias industriais
  • Divulgação conhecimentos gerais sobre a indústria, no sentido de desenvolver apetências para  escolha de uma profissão ligada ao setor

 

Para Quem?

O Projeto Pense Indústria e Tecnologia destina-se a estudantes do 7º, 8º, 9º anos de escolaridade, das Escolas Básicas e Secundárias da região.

Este ano letivo (2007) conta com a participação de cerca de 210  alunos, distribuídos por 15 Turmas, oriundos das seguintes escolas:

  • Escola Integrada de Colmeias (Colmeias - Leiria)
  • Escola Secundária José Loureiro Botas  (Vieira de Leiria)
  • Escola   E.B. 2/3 Guilherme Stephens (Marinha Grande)
  • Escola E.B. 2/3 Professor Alberto Nery Capucho (Marinha Grande)
  • Escola E.B. 2/3 + Sec. de Maceira (Maceira Lis - Leiria)
  • Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande)
  • Escola Secundária Pinhal do Rei (Marinha Grande)
  • Escola E.B. 2/3 de Pataias

 

Como ?

A atividade Lab PI é composta por sessões teóricas e práticas. As sessões teóricas realizam-se no Centimfe e baseiam-se em trabalhos de grupo que consistem na realização de Jogos Didáticos, Vídeos sobre a Indústria, utilização de Tecnologias de Informação (Internet e Correio Eletrónico) e Visitas de Estudo a empresas de diversos setores industriais.As atividades desenvolvidas pretendem:

  • Informação sobre conteúdos e práticas da indústria;
  • Noções de trabalho em equipa;
  • Conhecimentos sobre os setores industriais de atividade;
  • Conhecimentos sobre as profissões industriais;
  • Conhecimentos sobre a organização industrial;
  • Informação sobre os fatores determinantes para a qualidade, eficiência energética na indústria e para preservação ambiental;
  • Execução de trabalhos concretos nos equipamentos “Pense Indústria”;
  • Informações sobre as diversas opções formativas existentes, em função de um futuro percurso profissional;
  • Informações sobre os fatores determinantes para a preservação ambiental na indústria e na sua envolvente;
  • Informações sobre higiene e segurança no trabalho;

 VISITAS DE ESTUDOS A EMPRESAS

 
São realizadas Visitas de Estudo a diversos setores industriais (cerâmica, plásticos, vidro, alimentar, moldes) onde os formandos tem oportunidade de contactar com a realidade industrial portuguesa e ao mesmo tempo ver o ciclo industrial dos produtos.
As sessões práticas são realizados no Laboratório de Tecnologias Industriais, em mini-equipamentos, através de uma combinação de hardware e software didático.
No Lab PI, os alunos têm a oportunidade de contactar com as mais avançadas Tecnologias Industriais, através de mini-equipamentos, como por exemplo: Eletrónica Analógica e Digital, Comunicações, Pneumática, Hidráulica, Mecânica, Torno CNC, Fresadora CNC, Armazém Automático, Plotter, Braço de Robot, Plásticos por Pressão e por Vácuo, Tapete Rolante com Sensores, Controlo de Processos e Energias Solar, Hidro-Solar e Eólica.

Como atividades complementares, este projeto apresenta ainda duas vertentes:

INSIDE PI

Esta atividade decorre durante todo o ano letivo, nas escolas e noutros locais a acordar com a rede de parcerias. Estas sessões são baseadas em temas relacionados com a atividade industrial moderna, como por exemplo: Ambiente, Qualidade, Segurança e Energia, Marketing, Design, Tecnologias de Informação entre outros.

Durante estas sessões, os participantes podem assistir a filmes, debates, demonstrações com a possibilidade de experimentar alguns mini-equipamentos industriais.

Para este ano letivo, estão previstas 100 sessões de 4 horas, pretendendo abranger um total de 2000 participantes.

TECH PI

Esta atividade visa a ocupação dos tempos livres dos alunos e irá decorrer durante o mês de julho de 2005, nas instalações do Centimfe. O Tech PI  é  uma atividade composta por 10 sessões de três horas, envolvendo 24 participantes. O programa é o mesmo do "Lab PI".  Mais informações aqui 

 

 Isto é uma Ideia!

O objetivo é criar e desenvolver um novo produto, que não exista no mercado e que seja ecológico. O desenvolvimento do produto tem de passar por todas as fases do Ciclo Industrial.No final de cada ano letivo, é premiada a melhor Ideia, com a atribuição de um prémio a todos os elementos do grupo vencedor.

 APERFEIÇOAMENTO DE UM PRODUTO

Neste jogo,  cada turma é dividida em dois grupos de trabalho aos quais são apresentados dois produtos. Estes produtos estão armazenados em stock e apresentam problemas funcionais. por este facto não se conseguem vender. O objetivo do jogo é identificar as causas/defeitos dos produtos e apresentar soluções/melhorias para se conseguir vender os produtos.

PULLTEX

O jogo é realizado em grupos de quatro elementos que assumem as funções de Diretor de  Marketing, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Diretor de Planeamento e Produção  e Diretor de Vendas. Os alunos assumem a gestão de uma empresa têxtil  que fabrica camisolas.

É atribuído um orçamento inicial que deverá ser gerido em todas as fases do Ciclo Industrial.

Este é um jogo didático, de tomada de decisões, ganho pelo grupo que, através de uma gestão mais eficaz consiga vender o maior número de camisolas.

 

 

logos pI