Projetos Concluídos

ToolingEDGE - Produção Sustentável de Elevado Desempenho

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Descrição e OBJETIVOS

 

Projeto Mobilizador de desenvolvimento tecnológico enquadrado na Estratégia de Eficiência Coletiva do Pólo de Competitividade Engineering & Tooling, que ambiciona preparar tecnologicamente as empresas do setor Engineering & Tooling para a sustentabilidade competitiva e/ou penetração em setores cliente de alto valor acrescentado, como definido no plano estratégico do Pólo de Competitividade, nomeadamente, nos setores aeronáutico, da saúde, da eletrónica, do automóvel e da embalagem.

O Projeto ToolingEDGE tem como objetivo contribuir para a seleção e avaliação de tecnologias e alternativas de design numa perspetiva do ciclo de vida do molde e/ou produto; para a “otimização” do desempenho das tecnologias de fabrico, na perspetiva da qualidade/funcionalidade do produto e da eficiência global dos recursos envolvidos - aspetos económicos e ambientais; e, finalmente, para a organização do sistema produtivo, entendida numa ótica abrangente envolvendo desde a adequação de soluções tecnológicas de automação flexível à estandardização de metodologias de trabalho e de procedimentos de planeamento e controlo, com base nos princípios “lean”. Este projeto dá um forte enfoque à questão dos materiais, considerados como elemento dinamizador da inovação, na envolvente do design, das tecnologias e nos resultados funcionais, económicos e ambientais.

Periodo de execução:

Novembro de 2011 a abril de 2014

Sistema de Incentivos à IDT: Projetos em copromoção

Organismo Técnico:

Projecto co-financiado por:

 

O projeto Tooling EDGE tem uma estrutura que envolve 6 Projetos Parcelares (PPSs). Os PPSs 1 a 4 envolvem atividades de geração e sistematização do conhecimento, de estratégias de atuação e de metodologias e ferramentas de trabalho, que serão aplicados e validados em 11 Casos de Estudo (PPS 5) agrupados de acordo com as características dos setores identificados como possuindo uma importância fundamental para o setor. Para além dos PPSs de desenvolvimento, o Projeto envolve ainda o PPS 6 responsável pela gestão e coordenação dos trabalhos e pela disseminação dos resultados.

PROJETO INSERIDO NO PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA ENGINEERING & TOOLING

Objetivos:

  • Desenvolver conhecimentos, metodologias e estratégias para dinamizar a competitividade no setor da Engineering & Tooling;
  • Ampliar e consolidar o conhecimento e o desempenho ao nível das tecnologias nucleares do setor, explorando e estendendo as capabilidades das tecnologias face aos novos desenvolvimentos nas ferramentas de corte e equipamentos disponíveis e aos novos materiais utilizados em mercados estratégicos para o setor, desde os aços recozidos e tratados, às ligas leves e superligas.
  • Redesenhar as sequências operacionais, com novas metodologias de trabalho e de organização, integradas com desenho e conceção de componentes adaptados ao fabrico automático, mais ágil e flexível.
  • Estudar e desenvolver conhecimentos e informação técnica e tecnológica complementar de apoio para aplicações específicas das tecnologias nucleares de fabrico.
  • Desenvolver conhecimento técnico e tecnológico a aplicar na formação dos atuais e futuros colaboradores que sejam indutores de melhoria da produtividade.
  • Desenvolver indicadores de desempenho em termos de ecoeficiência (económica e ecológica) adaptados ao Engineering & Tooling capazes de avaliar tecnologias e cadeias produtivas;
  • Introduzir novas competências no setor de Engineering &Tooling em áreas estratégicas de conhecimento, visando uma efetiva transferência do conhecimento e valorização dos resultados de I&DT junto das empresas.
  • Promover a cooperação entre os diferentes atores do setor de moldes, entre os quais empresas e entidades do SCT;
  • Desenvolver capacidades de inovação orientadas para a ecoeficiência e contribuir para o desenvolvimento de inovação tecnológica de forma a melhorar o posicionamento do Engineering & Tooling português na cadeia de valor do Engineering & Tooling a nível global.

 

ConSórcio

 

 EMPRESAS

 A H ABRANTES | PROMOTOR LÍDER

 TECNIMOPLAS

 FAMOLDE

 DISTRIM2

 TJ AÇOS

 MPTOOL

 LN MOLDES

 PLANIMOLDE

 INTERMOLDE

 VIDRIMOLDE

 3DTECH

 MOLDOPLASTICO

 OLESA

 MOLDIT

 F RAMADA

 PMM

 DT2 NC

 IBEROLEFF

 TECNISATA

 POOL.NET

 

 SCT:

 CENTIMFE | COORDENAÇÃO TÉCNICA

 IST | COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

 UNIVERSIDADE DO MINHO

 IPL – CDRSP

 IPN

 INEGI

 CENI