Projetos Concluídos

PRODUTECH-PSI: Novos Produtos e Serviços para a Indústria Transformadora

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Descrição e OBJETIVOS

 

 

 

 

O projeto PRODUTECH-PSI, visa a investigação, conceção e desenvolvimento de novos produtos e serviços avançados, que serão no futuro comercializados por empresas da fileira das tecnologias de produção. O projeto inclui um elevado conteúdo de investigação e avanço face ao estado da arte, com vista a atingir de protótipos claramente avançados, que garantam a diferenciação e sustentabilidade das empresas de tecnologias de produção nacionais.

Periodo de execução:

Maio de 2011 a abril de 2014

Sistema de Incentivos à IDT: Projetos Moblizadores

Organismo Técnico:

Projeto cofinanciado por:

 

O projeto tem uma estrutura que envolve 5 Projetos Parcelares (PPSs):

  • PPS1. Sistemas de produção inteligentes
  • PPS2. Sistemas de produção flexíveis e eficientes
  • PPS3. Gestão de operações e logística para produtos customizados
  • PPS4. Sistemas de produção em rede
  • PPS5. Eficiência energética e ambiental dos sistemas de produção
  • PPS5. Disseminação, coordenação e gestão

PROJETO INSERIDO NO PRODUTECH - Pólo das Tecnologias de Produção

Objetivos

  • Conceção e desenvolvimento de um conjunto de ferramentas (componentes de software) a embeber nos equipamentos de forma a torná-los mais eficientes e eficazes.
  • Desenvolvimento de bases para um serviço de apoio à definição de ações, e seguir a sua implementação, visando reduzir a duração das paragens dos equipamentos devido a setup ou troca de ferramentas e definir uma metodologia e ferramentas de suporte à monitorização e gestão da disponibilidade dos sistemas de produção.
  • Conceção e desenvolvimento de ferramentas e sistemas, que respondam de forma completa às necessidades de produzir de forma competitiva produtos customizados.
  • Desenvolvimento de condições adequadas para a ligação em rede dos sistemas de produção, respetivos equipamentos industriais e sistemas de informação empresariais, permitindo a sua operação coordenada e/ou integrada.
  • Desenvolvimento de ferramentas de avaliação de ecoeficiência e de sistemas de gestão integrada de fontes de energia renováveis.

 

 

 

 

PARCEIROS

 

 

 

 

ACONTROL, ADIRA, AZEVEDOS INDÚSTRIA, BRESIMAR, CATIM, CEI, CENI, CENTIMFE, CEVALOR, CITEVE, COLEP, CREATIVESYSTEMS, CTCOR, CTCP, CTCV, CTIC, EFACEC, FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, FELINO, IDEPA, INEGI, INESC PORTO, INOCAM, ISQ, INSTITUTO SUPERIOR TÉCNICO DA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE LISBOA, 

KAIZEN INSTITUTE PORTUGAL, FORTUNATO O. FREDERICO & Cª LDA (KYAIA), MICROPROCESSADOR, OFICINA DE SOLUÇÕES INFORMÁTICAS, PHC 4 PROJECTS, PRONORMA, SILAMPOS, SILVA E FERREIRA LDA, SISTRADE, SOFTI9, SONAE INDÚSTRIA, TEGOPI, UNIVERSIDADE DE AVEIRO, FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO, VANGUARDA