Projetos Concluídos

Round the Clock – 24 Horas de Trabalho Colaborativo

 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 A IDEIA

 

As empresas estão cada vez mais inseridas num mercado global e veem-se obrigadas a lidar com uma forte competição, tendo em conta as tendências económicas, sociais e empresariais mais recentes.

Para sobreviver e manter sempre uma tendência crescente, a indústria tem de ser criativa e inovadora, apostando sempre em tecnologias de ponta, de modo a ser capaz de criar produtos verdadeiramente diferentes (e originais) e ao mesmo tempo procurados pelo mercado.

Atualmente, o maior desafio que as empresas enfrentam está relacionado com Qualidade, Prazos de Entrega e Custos. As empresas têm um processo contínuo de produção de forma a colmatar as exigências do mercado, adotando o trabalho por turnos, realizado por técnicos altamente qualificados e envolvendo elevados custos.

 

Principais Objetivos

O Projeto RTC - 24 Horas de Trabalho Colaborativo em Desenvolvimento de Produto, teve como objetivo principal a criação de uma metodologia de trabalho colaborativo e contínuo, entre empresas e instituições localizadas em diferentes locais do Globo.A ideia pretendia tirar partido das diferenças dos fusos horários, de forma a permitir um ciclo ininterrupto de conceção e desenvolvimento de um produto, através do recurso às tecnologias de informação e comunicação. Este projecto teve na sua base um consórcio internacional formado por empresas e instituições do sistema científico e tecnológico de Portugal (Centimfe e Iberomoldes), México (IberoTec), Alemanha (OlhoTechnik) e China (GMI e DSC), que ao longo de três anos trabalharam em parceria dando origem à ferramenta: Global Co-Work Platform. Esta ferramenta de trabalho, que integra uma plataforma de comunicação e metodologias de trabalho à distância, contribui para a redução do tempo do desenvolvimento dos produtos, dos respetivos custos e prazos de entrega.Trata-se de uma ferramenta de trabalho que introduz um conceito inovador de comunicação e de trabalho colaborativo, facilitando a articulação e integração de equipas locais e/ou dispersas. A ROUND The CLOCK - Global Co-Work Platform apresenta um conjunto de soluções potentes e de fácil utilização, que suporta um leque alargado de cenários de gestão e de trabalho colaborativo. A ROUND The CLOCK - Global Co-Work Platform é também uma ferramenta de gestão documental e de transferência de ficheiros que tem assegurada a questão da privacidade. A ferramenta está disponível no mercado, os interessados deverão contactar o Centimfe (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou a Iberomoldes (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).

 

A ideia consiste em tirar partido dos diferentes fusos horários entre os países participantes, nomeadamente Portugal, México, Alemanha e República Popular da China.

Vantagens

O Projeto Round The Clock permitiu desenvolver um ciclo de produção de 24 horas, sem interrupções, utilizando:

  • Um sistema de comunicações avançado;
  • Programas assistidos por computador, CAD and CAE;
  • Metodologias organizacionais e programas de trabalho colaborativo.

 

Benefícios Tecnológicos

  • Otimização dos sistemas de comunicação;
  • Otimização do trabalho colaborativo.

 

Benefícios Económicos e de Mercado

  • Redução de tempo no desenvolvimento do produto;
  • Redução do Time to Market;
  • Maior proximidade com os clientes e com o mercado alvo;
  • Redução de custos.

 

PARCEIROS

 

EMPRESAS INDUSTRIAIS

A empresa IBEROMOLDES é líder tecnológica na indústria de moldes e um dos maiores grupos de fabricantes de moldes em todo mundo, albergando 600 postos de trabalho. O grupo IBEROMOLDES possui um departamento de engenharia e desenvolvimento de produtos, cinco unidades de produção especializadas, uma unidade de moldagem e a sua própria escola de treino no fabrico de moldes. Para além das empresas sediadas em Portugal, a IBEROMOLDES tem operações de engenharia e produção com empresas suecas, mexicanas, tunisinas e brasileiras. Para mais informações consulte www.iberomoldes.com.

A empresa IBEROTEC iniciou a atividade em 1997 no Norte do México, no estado de Chihuahua, e está totalmente equipada com um equipamento modernizado e tecnologia CAD/CAM. Esta empresa está preparada para oferecer aos seus clientes um serviço completo no âmbito da engenharia e da produção, desde do desenvolvimento do produto até à produção de moldes por injeção.

A empresa Olho Technik é reconhecida na indústria do setor automóvel como fonte de desenvolvimento, altamente especializada em técnicas de componentes de moldes e montagem de peças no interior e exterior de veículos de passageiros. Para mais informações consulte o site: www.olho-technik.de.

 

 INSTITUIÇÕES TECNOLÓGICAS

O Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos é o parceiro tecnológico ideal para aumentar a competitividade de mercado entre as empresas, mantendo a indústria portuguesa na linha da frente da escala global. Para mais informações contacte o site:www.centimfe.com.

O Guangdong Machinery Research Institute (GMI) é um instituto sintético provinciano especializado em engenharia mecânica, localizado em Guangzhou, na província de Guandong - P.R.China. A atividade deste instituto engloba moldes por injeção, moldes de estampagem, moldes de fundição injetada, ferramentas e componentes pneumáticos, equipamento de série para produção de micromotores, etc. Para mais informações contacte o site: www.gdcad.com.

A Comissão de Ciência e Tecnologia de Dongguan (DSC) é um departamento governamental de Dongguan City. Esta comissão, enquanto responsável pelo desenvolvimento e pela promoção da ciência e da tecnologia, mantém contacto cerrado com entidades de investigação e com empresas industriais. Para mais informações contacte o site: www.dongguan.net.cn.