Projetos Concluídos

RNPR - Rede Nacional de Prototipagem Rápida 

objetivos sumários

 

 

 

1. Criação de uma rede nacional de prototipagem rápida cujo consórcio inclui empresas dos setores de moldes, cunhos, cortantes e ferramentas especiais, fundição, plásticos, uma empresa de engenharia e desenvolvimento de produto, instituições de I&DT e centros tecnológicos. O projeto englobará cinco processos de fabrico rápido de protótipos, quatro deles existentes em Portugal, e o quinto recorrendo à sub-contratação externa, e testará os sistemas de comunicação mais convenientes para a exploração da rede.

2. Definição e ensaio de cadeias tecnológicas alternativas para o fabrico de ferramentas de produção, utilizando as tecnologias de prototipagem rápida, das quais possam resultar significativas reduções de custo e tempo na sua execução.

3. Implementação industrial das cadeias de produção alternativas, tendo em atenção os aspetos de organização necessários à exploração industrial das novas soluções.

 

4. Criação de competências no manuseamento e transferência de ficheiros CAD de modo a suprir estrangulamentos existentes e no manusemento e correção dos ficheiros com a formatação própria para prototipagem rápida.

5. Disseminar os resultados do projeto e promover o uso das tecnologias de prototipagem rápida junto do tecido industrial português.

6. Promover a ligação a outras redes de prototipagem rápida já existentes ou a promover por outros países da União Europeia, e acompanhar as ações de I&DT que são feitas neste domínio pela comunidade internacional

 

PARCERIAS

A rede nacional de prototipagem rápida foi criada e explorada em parceria:

 

 e as instituições de: