Projetos Concluídos

Mestrado/Especialização em Projeto e Fabrico de Moldes - 5ª Edição

ENQUAdramento e objetivos

 

INformação útil

 

A indústria portuguesa de moldes para plásticos detém uma quota de 3% do mercado mundial de moldes para plásticos e borrachas. A importância estratégica do setor e a contínua necessidade de iniciativa tecnológica implicam a necessidade de formação de quadros especializados ao mais alto nível. Este projeto de formação pós graduada, lançado em 1999, teve o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia através da Agência de Inovação (ADI), e é considerado como um paradigma de promoção de competências da Engenharia nacional no setor estratégico dos moldes para plásticos. Destina-se prioritariamente a ativos com formação base em Engenharia e tem por objetivos reciclar e atualizar a formação científica de quadros do setor e promover a sua capacidade de inovação.

 

A UNIVERSIDADE DO MINHO E A INDÚSTRIA

Na Escola de Engenharia funciona, há mais de 25 anos, o Departamento de Engenharia de Polímeros, vocacionado para o apoio aos setores das indústrias de moldes e plásticos, tendo graduado mais de 300 engenheiros.Outros departamentos, como os de Mecânica, Produção e Sistemas de Eletrónica Industrial têm desenvolvido atividade em colaboração com a indústria, e possuem hoje quadros altamente especializados em setores chave da organização e produção industriais. Além disso, a Universidade tem desenvolvido a cultura de colaboração com a indústria através de contactos estreitos com as próprias empresas, as suas associações sectoriais e Centros Tecnológicos. Os exemplos mais paradigmáticos são os cursos de pós-graduação em Engenharia de Polímeros, em que a Universidade tem contado com a colaboração do Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

 

Estrutura curricular

APOIOS

Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos

 

ORGANIZAÇÃO DAS PÓS-GRADUAÇÕES

Funcionam dois cursos com parte curricular comum: Mestrado e Especialização. Os candidatos ao Curso de Mestrado, após a parte curricular, fazem uma dissertação com uma duração de dois semestres em projeto de interesse industrial.

A parte curricular funciona durante dois semestres, com as aulas em regime de fim de semana (sextas-feiras e sábados) ou de curso intensivo.

O Curso de Especialização pode ser frequentado em regime de tempo parcial ao longo de quatro semestres letivos consecutivos.

As aulas funcionam maioritariamente nas instalações da delegação norte do Centimfe mas também na Marinha Grande e na Universidade do Minho, em Guimarães.

 

CORPO DOCENTE

Os cursos são assegurados por docentes doutorados da Universidade do Minho (Departamento de Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, de Produção e Sistemas, de Eletrónica Industrial e de Informática), docentes e especialistas da indústria.

 

HABILITAÇÕES DE ACESSO

Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado os titulares de Licenciaturas em Engenharia Mecânica, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais ou outra Licenciatura equivalente, com classificação mínima de 14 valores.A candidatura ao Curso de Especialização não está condicionada a nota mínima na Licenciatura.

 

PRAZOS

A apresentação de candidaturas decorre de 16 de junho a 10 de sde 2004.

O período letivo inicia-se em outubro de 2004.

Todas as informações adicionais deverão ser solicitadas ao :

Diretor dos Cursos de Pós-Gradução em Projeto e Fabrico de Moldes Universidade do Minho Escola de Engenharia Campus de Azurém  4800-058 Guimarães   

Tel:  253 510 320  

Fax: 253 510 339   

E-mail :Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

           Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

           Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.    

Outras informações:

http://www.eng.uminho.pt/ensino/mestrados/