Projetos Concluídos

Optimould - Desenvolvimento de Técnicas Inovadoras de Desenho e Fabrico para Moldes de Alumínio

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 

 

Este projecto surgiu da necessidade e pressão crescente da industria automóvel Europeia (e consequentemente a Industria Portuguesa) para reduzir os custos de produção e optimizar os processos envolvidos na produção dos diversos componentes por forma a manter-se competitiva em relação às economias da Ásia e dos USA. 

Neste enquadramento a optimização passa cada vez mais por um controlo apertado dos custos, e introdução de processos e/ou materiais, alternativos e inovadores de produção, que sejam indutores de incremento da produtividade e consequentemente da redução de custos.

Este projecto criou a metodologia para a optimização de moldes de alumínio, para grandes séries, aplicado ao sector automóvel (peças técnicas), com base num case study em contexto real e industrial. Esta ferramenta pretendeu ser um instrumento fundamental, proporcionando para estes casos a substituição do fabrico de moldes em aço, por moldes em ligas de alumínio permitindo o usufruto da vantagem competitiva que daí decorre (custo de fabricação do molde significativamente mais baixo como resultado da melhor maquinabilidade destas ligas, menor tempo de ciclo durante o processo de injecção como resultado da melhor condutibilidade térmica destes materiais ). Embora o estudo e a utilização de Moldes de alumínio não seja recente, a sua aplicação à indústria automóvel era ainda incipiente.

 

OBJECTIVOS

O objectivo deste projecto foi a optimização da concepção de moldes em alumínio, considerando novas metodologias, de modo a aumentar a produtividade e qualidade do fabrico, e aumentar a eficiência do processo de moldação por injecção. 

 

DURAÇÃO

3 Anos (1 Julho 2002 – 30 Junho 2005)

 

APOIOS

 

posi small

Actualmente, os moldes são fabricados em aço e projectados com base em conhecimentos empíricos e regras práticas, o que pode conduzir a gastos excessivos de material e tempos de maquinação. A utilização de ligas de alumínio com alta condutividade térmica, boa maquinabilidade, aptidão ao polimento e reparação, permite uma redução drástica dos tempos de fabrico e produção. No entanto, apresentam priores propriedades mecânicas e menor adesão a revestimentos superficiais do que o aço. Por isso, era fundamental encontrar metodologias e tecnologias que permitissem a sua optimização tanto em termos de projecto como de fabrico.

 

As metodologias e ferramentas desenvolvidas no âmbito deste projecto foram importantes para a competitividade da Indústria Portuguesa de Moldes através de:

  • garantia de ciclos de injecção mais curtos;
  • maior controlo do empeno nas peças moldadas;
  • controlo do desgaste provocado pelos movimentos cíclicos de partes metálicas que contactam directamente umas com as outras - revestimento PVD;
  • controlo do desgaste provocado por abrasão;
  • controlo do desgaste provocado por corrosão das superfícies moldantes;
  • redução das forças de extracção;
  • garantia de qualidade;
  • facilidade de reparação dos moldes com problemas de desgaste- materiais facilmente maquináveis e reparáveis;
  • custos de produção mais baixos – o processamento das ligas de alumínio por utilização dos diferentes processos de corte é bastante mais rápido.

 

RESULTADOS

Fundamentalmente, o resultado deste projecto foi a criação de novas metodologias de apoio ao processo de concepção de moldes em alumínio, com as seguintes vantagens económicas para indústria:

  • redução de 10 a 30 % do tempo de fabrico do molde,
  • redução de 5 a 15% do custo do molde, 
  • redução de 10% a 25% do tempo de ciclo de injecção.

PARCEIROS

centimfe Set small uminho small iber-oleff smallalcan