Projetos Concluídos

 MINOXTOOL- Construção de moldes para vidro com uma liga de bronze para elevado desempenho

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Objetivos 

 

As exigências ao nível do desempenho das novas ferramentas (moldes) necessitam duma aproximação complementar sobre as soluções metalúrgicas que abram novas vias de conceção e fabricação de moldes para a indústria vidreira.

Um dos mais importantes avanços na ciência e engenharia dos materiais tem sido o desenvolvimento de materiais com características pensadas para aplicações específicas.

A utilização de materiais para moldes para vidro com desempenho elevado em termos de transferência de calor, como as ligas de bronze/alumínio, permitirão a redução do tempo de ciclo. Porém, os problemas associados ao desgaste e a dificuldade de processamento, têm constituído fortes barreiras à utilização deste tipo de materiais na construção dos moldes para a indústria vidreira.

No entanto, a evolução ao nível da engenharia de superfície tem permitindo melhorar o comportamento em serviço e aumentar a durabilidade dos mesmos e a utilização de tecnologias de fabrico alternativas e inovadoras permitem a execução de operações impossíveis por recurso às tecnologias tradicionais.

APOIOS

Programa IDEIA /PRIME

 

Este projeto visa a resolução de alguns problemas tecnológicos como resultado da substituição do ferro fundido por uma liga de bronze/alumínio de maior desempenho, a saber:

  • O processo de metalização por micro-pulverização tem-se mostrado inadequado. O projeto pretendo ensaiar tecnologias alternativas como a soldadura TIG através duma unidade robot,
  • Execução de micro furos de grande comprimento para escape de gases impossíveis pelos processos convencionais como resultado da grande ductilidade destas ligas. O projeto pretende testar tecnologias alternativas como a micro maquinação e a furação rápida por electroerosão,
  • Encontrar as melhores ferramentas e os melhores parâmetros tecnológicos de corte para o processamento (alta velocidade e torneamento) das ligas de bronze/alumínio (informação não disponível).

 DURAÇÃO

18 meses (abril 2005 a setembro 2006)

 

 

 

PARCERIA

Intermolde,SA (promotor líder)

CENTIMFE (copromotor)