Projetos Concluídos

INOCOP - Inovação e Melhoria da Performance no Cluster Automóvel 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Objetivos 

 

O projeto INOCOP foi aprovado no âmbito do Programa EQUAL, Medida 03.02 – Fomentar a capacidade de adaptação das empresas e trabalhadores às transformações económicas estruturais. A ação 1 foi executada (janeiro 2005 a maio de 2005), encontrando-se, de momento, em execução a ação 2  do mesmo.

O projeto pretende reforçar a cultura de cooperação entre as empresas dos diferentes sectores do cluster, promovendo a criação de comunidades trans-setoriais, um repositório comum de conhecimentos não competitivos e do desenvolvimento de projetos comuns de I&D.

Através da compreensão do funcionamento e do papel das Comunidades de Prática nas empresas do cluster, será possível desenhar um modelo de melhoria da performance baseado na incorporação de conhecimento nos produtos e processos de negócio.

 

Para mais informações visite: 

http://www.inocop.com

 

  • Reforçar a competitividade das empresas do cluster automóvel (componentes) através do fomento da cooperação empresarial intersectorial.
  • Fomentar a cooperação entre empresas através da criação de comunidades de prática em domínios não competitivos.
  • Fomentar práticas de cooperação entre dirigentes e técnicos das empresas que permita o desenvolvimento conjunto de projetos de I&D.
  • Criar um repositório de conhecimento comum do cluster (sistema on-line) em domínios de conhecimento não competitivos.
  • Conceber, testar e editar instrumentos e recursos pedagógicos de apoio à cooperação empresarial intersectorial e à criação das comunidades de prática.
  • Conceber um modelo de melhoria da performance das empresas baseado na incorporação do conhecimento nos produtos e processos de negócio.
  • Disponibilizar uma plataforma colaborativa que permita o desenvolvimento das comunidades de prática criadas.

 

PARCEIROS

 

 

GLOBAL CHANGE

INETI

CITEVE

CENTIMFE

IESE

AFIA

ADETTI

O Projeto INOCOP tem uma componente transnacional materializada num Acordo de Cooperação Transnacional denominado WIMPS -  Working for Innovation Management, Production and Sharing. Este conta com a participação de 5 Parcerias de Desenvolvimento (PD) de vários países europeus, nomeadamente:

WISDOM - Wissensmanagement in Clustern und transnationalen Netzwerken (Alemanha)

Struttura Operativa adattabilità per la Domotica (Itália)

PEREQUAL: Percorsi di riqualificazione addetti comparto meccanizzazione agricola (Itália)

MAYDAY - Model Aktywnego Wsparcia Rozwoju Pracowników i Firm (Polónia)

InoCoP - Inovação e Melhoria da Performance no Cluster Automóvel (Portugal)