Projetos Concluídos

IMATECH 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Objetivos 

 

Tecnologia de Montagem In-Mould

O projeto IMATECH insere-se no âmbito do projecto Eureka: 2561! e é financiado pelo programa POCTI.

O desenvolvimento das tecnologias de moldação multimaterial, significativamente incrementadas durante os anos noventa, permitem, atualmente, moldar diferentes termoplásticos num único ciclo. Desta forma, elimina-se o número de operações de montagem pós-moldação, os custos associados e toda a logística.

Neste contexto, um grupo de empresas industriais e instituições de I&D, com experiência e know how em moldação de vários materiais, decidiu formar o consórcio IMATECH.

O objetivo deste grupo de investigação consiste em desenvolver conhecimento tecnológico de forma a marcar um avanço em termos de uma abordagem integrada de fabrico, incluindo a montagem de um componente metálico em moldação bi-material.

A tecnologia de montagem in-mould requer a contribuição de diferentes tecnologias. Desta forma, o consórcio IMATECH propõe juntar o conhecimento de todas estas tecnologias, utilizando um case study identificado.

DURAÇÃO

01/06/02 a 30/06/04

O principal desenvolvimento tecnológico esperado deste projeto será a integração de componentes metálicos na moldagem por injeção de componentes bi-materiais. Além disso, o projeto IMATECH terá em consideração a capacidade de reciclagem da peça com todos os seus componentes.

Uma das maiores dificuldades do projeto diz respeito ao género de um dos componentes metálicos que será introduzido, uma mola. Espera-se que este componente absorvente de energia seja um grande negócio e a causa de uma notável inovação na área de produção.

 

Resultados Esperados

Criação de uma nova tecnologia de injeção de materiais plásticos altamente automatizada, capaz de integrar vários materiais e diferentes componentes de elevada complexidade e diferente funcionalidade.

Aplicação e validação da tecnologia IMATECH num caso de estudo escolhido. Neste caso, é um complexo sistema mecânico responsável pelo controlo do fluxo de ar dos servofreios utilizados nos veículos automóveis. Este sistema mecânico de requisitos dinâmicos contém, atualmente, sete componentes de distintos materiais e funções.

Em geral, todos os sistemas mecânicos complexos baseados em componentes metálicos e plásticos poderão sofrer o impacto da tecnologia IMATECH, melhorando, assim, a sua velocidade de fabricação e aumentando a produtividade do processo. Pretende-se criar um par processo/produto capaz de, através da integração de componentes, diminuir 30% os custos de produção do sistema atual, mantendo ou melhorando a funcionalidade, robustez e fiabilidade.

 

PARCEIROS

 

 

IBER-OLEFF (Portugal)

CENTIMFE (Portugal)

PIEP-UNIVERSIDADE DO MINHO (Portugal)

INETI (Portugal)

TRW Lucas Varity gmbh-Koblenz

TRW Automotive España;

ITA (Espanha)

 

eu FEDER  POCI2010   logo posc  gov