HIBRIDMOULDE

 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Objetivos 

 

Desenvolvimento de Metodologias Alternativas de Projeto e Fabrico de Moldes Rápidos para Injeção de Termoplásticos de Engenharia

Em setores - chave da Engenharia moderna, como a Indústria Automóvel ou a Eletrónica, exige-se, frequentemente, o desenvolvimento de séries- protótipo caracterizadas por requisitos de desempenho idênticos aos produtos de série. Estas séries devem ser obtidas em períodos muito curtos em Termoplásticos de Engenharia e moldados por injeção.

O fabrico rápido dos moldes só é possível com o recurso às Tecnologias de Prototipagem Rápida e Rapid Tooling(RP&RT). Nos últimos anos em Portugal, houve avanços expressivos com Projetos Multisectoriais para a introdução de RP&RT, e para a avaliação de materiais e processos para moldes-protótipo.

O consórcio HibridMolde – com parceiros industriais, instituições de I&D e o centro tecnológico do setor (Centimfe) – quis endogenizar fatores e estratégias de competitividade tecnológica, desenvolvendo metodologias de projeto, otimizando o fabrico de zonas moldantes em materiais alternativos com técnicas de RP&RT, e sistematizando procedimentos específicos para moldes híbridos.

Este projeto inseriu-se no âmbito do programa POCTI, sendo financiado pelo mesmo.

 

DURAÇÃO

2 Anos (1 de janeiro de 2003 – 31 de dezembro de 2004)

 

PARCEIROS

MOLIPOREX (Portugal)

Universidade do Minho (Portugal)

ESTG – Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Centimfe (Portugal)

IVF (Suécia)

 

Houve quatro vetores tecnológicos associados ao Projeto HibridMolde:

Sistematização do Potencial e Aplicabilidade/Integração de Tecnologias de Prototipagem Rápida e Rapid Tooling na filosofia Moldes Híbridos. Este vetor tecnológico teve como objetivo a definição de uma matriz de conhecimento tecnológico de suporte à estratégia de desenvolvimento proposta no Projeto.

Caracterização de Técnicas e Tecnologias aplicáveis em Moldes Híbridos.

Formatação de Especificações de Conceção e Engenharia de Projeto de Moldes Híbridos.

Definição de Linhas Estratégicas de Informatização de Projeto e Engenharia de Moldes Híbridos.

 

Resultados

Sistematização global dos níveis e campos de aplicação das tecnologias de Prototipagem Rápida e Rapid Tooling, no quadro de fabrico de Moldes Rápidos para Injeção de Termplásticos de Engenharia.

Compilação matemática dos modelos de engenharia de Molde Híbrido e especificação de algoritmos de desenvolvimento associados, que permitissem a respetiva integração em plataforma informática “industrial/comercial”.

Em formatação user friendly (manual, portal/CD, etc.), e num quadro de objetivação e otimização do conceito, compilaram-se códigos metodológicos e tecnológicos de “boas práticas” de Conceção/Projeto e Fabrico de Molde Híbrido. Este item refere-se ao resultado expectável mais expressivo do Hibridmoulde.

Disseminação das principais conclusões do Projeto. Esperava-se a sua contribuição para que a Indústria Portuguesa do setor incrementasse a sua motivação para a crescente utilização do conceito Molde Híbrido como fator de competitividade no quadro do Desenvolvimento e Fabrico de peças técnicas injetadas (tendencialmente orientadas para as Indústrias Automóvel e Eletrónica), em Termoplásticos de engenharia.

 

 

eu FEDER  POCI2010   logo posc  gov