Projetos Concluídos

eSeSME – Serviços Eletrónicos para PMEs fornecedoras de plástico 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

 OBJETIVOS

 

 PARCERIAS

 

 

O objetivo principal deste projeto é pôr à disposição de pequenas e médias empresas ligadas ao setor do plástico uma gama variada de serviços on-line, a preços de mercado:

  • E-engineering;
  • E-learning;
  • Informação Técnica, (Relatórios, Opiniões, Hot Lines através do site do CVP (Centro Virtual de Plásticos), Vigilância Tecnológica);
  • Serviços Digitais, (Bases de Dados, Links, Software);
  • Software Interativo, (Software de Cálculo e Gestão que não requer qualquer instalação). Este abrange não só Design e Engenharia, mas também orçamentação, custos e partilha de Sistemas Baseados no Conhecimento;
  • Videoconferência, Serviços de Gestão orientada: Vigilância Tecnológica e de Mercado, Prospetiva, Assessoria Tecnológica e I&DT Brokerage.

 

eten   i society

Outros objetivos importantes são:

Atingir o estado de Arranque Inicial dos serviços do CVP, através de uma Validação de Mercado bem conseguida, pelo Serviço Piloto de Análise de Mercado em França, Portugal e Espanha;

Incrementar a qualidade da Indústria de Moldes e Plásticos, através do recurso a ferramentas de e-learning, a um preço competitivo, adaptadas às necessidades específicas do cliente;

Promover e difundir tecnologias atualizadas, facilitando a sua implementação e rentabilidade.

Um objetivo importantíssimo é a autosuficiência garantida através da prestação de serviços, de modo a assegurar a sobrevivência do CVP a longo prazo.

Este centro também tem como objetivo ser líder de mercado na distribuição destes serviços às empresas, atingindo cerca de 1000 clientes no primeiro ano e assegurando uma taxa de crescimento médio acima dos 40% nos cinco anos seguintes.

Outro objetivo é garantir uma gestão equilibrada que permita alcançar o limiar de rentabilidade entre o segundo e terceiro ano.

Dentro do projeto eSeSME, o trabalho incidirá na análise e estudo de mercado, adaptação e validação do modelo CVP, planos de negócio para o mercado europeu e sua disseminação.

O Arranque está previsto para o ano 2006/7

Duração

18 Meses

ASCAMM (Espanha)

AITIIP (Espanha)

GAIKER (Espanha)

CENTIMFE (Portugal)

CCG (Portugal)

Universidade do Minho
(Portugal)

CEFAMOL (Portugal)

ARMINES (França)

RAPRA (Inglaterra)

METALCHEM (Polónia)