Projetos Concluídos

ENGENHARIA DE POLÍMEROS 2004/2005 - 8ª Edição

 

Enquadramento e objetivos

 

 

A constante evolução tecnológica e o desenvolvimento de know-how próprio nos setores de processamento de polímeros e fabrico de moldes implicam a necessidade de uma contínua atualização e o desenvolvimento da capacidade de gerar e produzir novos produtos, e de otimizar processos produtivos.

Torna-se, por isso, essencial promover o capital humano das empresas, que deverá integrar quadros empreendedores tecnicamente competentes, com elevada flexibilidade e criatividade.

Os cursos de pós-graduação (Mestrado e Especialização) em Engenharia de Polímeros foram criados com o objetivo de responder a estes desafios, em estreita colaboração com a indústria, empresas relevantes do setor e com o apoio governamental.

Assim, abordaram-se novos projetos de desenvolvimento e continuou-se a atualização de um número crescente de quadros superiores das empresas dos setores dos plásticos, moldes e serviços.

 

I&D em Engenharia de Polímeros

O DEP está envolvido em atividades de investigação, em colaboração com instituições I&D nacionais e estrangeiras e tem uma longa prática de cooperação com a indústria em projetos de desenvolvimento. Entre os projetos em curso destacam-se a moldação de polímeros, otimização do processamento, projecto de produtos, compósitos pré-impregnados com fibras de vidro e de carbono, reciclagem e degradação, propriedades térmicas, mecânicas e dielétricas de materiais poliméricos.O CENTIMFE, Centro Tecnológico para os setores de moldes e transformação de plásticos, promove atividades de desenvolvimento essenciais para o progresso destas indústrias.

Plano de estudos

Organização das Pós-Graduações

Funcionaram dois cursos com parte curricular comum: Mestrado e Especialização. Existiram duas áreas de especialização: Projeto com Polímeros e Tecnologia de Polímeros.

Os candidatos ao Curso de Mestrado, após a parte curricular, fizeram uma dissertação durante dois semestres adicionais.

A parte curricular dos Cursos funcionou durante dois semestres, normalmente com aulas em regime de fim de semana (sextas-feiras e sábados) ou de curso intensivo.

O Curso de Especialização podia ser frequentado em regime de tempo parcial, ao longo de quatro semestres letivos consecutivos.

As aulas funcionaram maioritariamente no CENTIMFE, Marinha Grande, e também, na Universidade do Minho em Guimarães.

Corpo Docente

Os cursos foram assegurados por docentes doutorados da Universidade do Minho (Departamento de Engenharia de Polímeros e de Produção e Sistemas).

Habilitações de Acesso

Podiam candidatar-se ao Curso de Mestrado os titulares de Licenciaturas em Engenharia de Polímeros, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, ou outras Licenciaturas em Engenharia equivalentes, com a classificação mínima de 14 valores.

A candidatura ao Curso de especialização não estava condicionada a nota mínima na Licenciatura. A experiência profissional era condição de preferência.

Prazos

A apresentação das candidaturas decorreu de 16 de junho a 10 de setembro de 2004. O período letivo iniciou-se em outubro de 2004.

 

 

INFORMAÇÕES

www.dep.uminho.pt

Universidade do Minho

Departamento de Engenharia de Polímeros
Campus Azurém, 4800-058 Guimarães
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
Tel: 253 510 337       Fax: 253 510 339

 

 

GPIPG

Universidade do Minho
4800-058 GUIMARÃES
Tel: 253 510 108       Fax: 253 516 469
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
           http://www.eng.uminho.pt/ensino/mestrados

aPOIOS

Centimfe - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos