Projetos Concluídos

E-LEARNING HYBRID MOULDS

 

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

RESULTADOS 

 

Programa Comunitário de Ação em Matéria de Formação Profissional Segunda fase: 2000-2006

Ensino profissional em TIC, inicial e contínuo,orientado para a eficiente (re)inserção profissional na indústria de moldes e integrando altas tecnologias de fabrico rápido de ferramentas no desenvolvimento convencional de moldes. 

Objetivos:

O projeto tem como objetivo o incremento de uma nova metodologia de ensino para a formação profissional no desenvolvimento de moldes para plásticos.  Este deve abranger interação com cursos, seminários / oficinas e sistemas de teste para fabricação de ferramentas convencionais e conhecimentos TIC e da recente alta tecnologia de sinterização laser e tecnologias de fresagem a alta velocidade.

  • É proposta uma abordagem inovadora do método de ensino, utilizando um sistema de formação E-Learning e um laboratório virtual.
  • Pretende-se estabelecer ferramentas de formação, de modo a  implementar esta abordagem inovadora.

 

DURAÇÃO: 36 MESES

Início: 1 de dezembro de 2003

Fim: 30 de novembro de 2006

 

E-Learning Hybrid Moulds

www.hybridmoulds.org     

a)  Conceção e desenvolvimento de cursos por módulos preparatórios para o principal grupo alvo, que pretende utilizar as ferramentas desenvolvidas pelo projeto.

b)  Criação de um site na Internet que possa acedido por todos os parceiros deste projeto, através de Intranet e/ou Internet. A primeira estrutura será instalada nos primeiros 6 meses do projeto e, posteriormente, será atualizada a cada três meses.

O site funcionará em inglês, estando prevista uma possível tradução para as línguas dos parceiros da União Europeia. Este site é destinado a todos os grupos alvo e ao público.

c) Conceção, desenvolvimento e teste de ferramentas de E-learning e módulos para cursos, apresentações em vídeo e autoavaliações publicadas no site (também disponível em formato eletrónico nos CDs), utilizando software de apoio multimédia (ambos em forma protótipo e formato final). Funcionará em inglês e os cursos são gradualmente concebidos e organizados nos níveis de iniciação, intermédio e avançado.

d) Desenvolvimento de infraestruturas para o site, laboratório de E-learning e sistemas de formação. Estas infraestruturas serão desenvolvidas nos primeiros 6 meses do projeto.

e) Conclusão do laboratório de E-learning no domínio dos moldes. O laboratório será instalado num primeiro formato no início do segundo ano do projeto. O E-learning conjuga dois tipos de formação profissional: através de demonstrações e aplicações de estudos de caso. O laboratório combina a formação teórica com a formação prática. 

f) Transferência e adaptação de know-how entre parceiros, para sistemas de aprendizagem à distância, contínua e secundária através de documentação breve e visitas de formação, por videoconferência e grupos de discussão. Esta atividade será desenvolvida durante todo o processo do projeto, tendo como resultado a conceção dos produtos ao mais alto nível.

g) Teste e apoio a todas as novas fontes educacionais acima descritas, através de cursos-piloto. 

h) Um Guia anual relativo aos produtos concebidos.

i)  Estabelecimento de uma rede transnacional de formação profissional aberta e alargada (entre os parceiros do projeto, com possibilidade de expansão), que inclua o laboratório E-learning. Esta rede será concluída no último trimestre do projeto.

 

 

 

PARCEIROS

 

 

 

Hogeschool Gent (BE);

WTCM-CRIF (BE);

De Nayer Institute (BE);

University of Maribor (SL);

 

Centimfe (PT);

Universidade do Minho (PT);

FEM engineering (NO);

MCP-MCO Plastics (BE).

Programa Comunitário de Ação em Matéria de Formação Profissional

Segunda fase: 2000-2006

leonardo-da-vinci