Projetos Concluídos

BestCRANK - Desenvolvimento de um pedaleiro de baixo peso, reconfigurável e com design inovador para reconfiguração para montanha e estrada

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Descrição e OBJETIVOS

 

 

Pretende-se desenvolver um novo produto com características inovadoras no mercado de acessórios para bicicletas. Este novo produto é na realidade um conjunto pedaleiro constituído por vários elementos (braços esquerdo e direito, pratos pedaleiros e corpo central) que serão montados formando um só equipamento. Deverá ter um peso inferior a 500 gramas e cumprirá todas as especificações normativas, com a vantagem acrescida de introduzir um conceito inovador de se poder utilizar o mesmo pedaleiro com dois tipos de configuração (montanha e estrada).

Periodo de execução:

setembro de 2013 a junho de 2015

Sistema de Incentivos à IDT: Projetos em co-promoção

Organismo Técnico:

Projeto co-financiado por:

barraxnano

 

 

O projeto irá estudar diferentes materiais, geometrias e metodologias, o que permitirá criar conhecimento para desenvolver um design de pedaleiro que maximizará a resistência, que se destacará por uma elevada relação resistência/peso/exclusividade. Serão estudadas as ligas de alumínio e de titânio, com relevo para os estudos de maquinabilidade e das propriedades mecânicas e a sua contribuição para o produto. Será realizado um estudo técnico e económico com diferentes processos de fabrico, comparando peças obtidas pelos mesmos. Serão desenvolvidas metodologias e procedimentos que permitam alterar a geometria base e os programas de maquinação de forma rápida e segura, e a produção em série assegurando a qualidade.

O consórcio estabeleceu um plano estruturado de atividades consideradas fundamentais para a realização e concretização dos objetivos propostos, seguindo uma abordagem focada em três áreas de investigação complementares, o estudo de materiais, o estudo dos processos de fabrico e o estudo dos revestimentos superficiais, e ao qual associou um conjunto de recursos técnicos e tecnológicos de grande qualidade.

PROJETO INSERIDO NO PoLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA ENGINEERING & TOOLING

Objetivos

  • Reforço da competitividade da empresa na promoção da sustentabilidade
  • Oferecer uma solução diferenciada ao mercado
  • Introduzir novas ligas leves, continuando a cumprir os requisitos da norma EN14766 e 14781
  • Criar uma solução de CAD/CAM e fabrico, que permita criar de forma semi-automática um novo pedaleiro com uma distância na gama dos 165 aos 180 milímetros.

 

 

 

 PARCEIROS

 

 

 

 

EMPRESAS

 PLANIMOLDE |  TOMAZZINI 

 

   SCT:

 CENTIMFE