MOULVET

Desenvolvimento e validação de Recursos Educativos (OER) através do conhecimento de profissionais experientes para complementar Formação profissional e académica.

 

 

A indústria de moldes enfrenta inúmeros problemas, entre os quais se destaca o crescente diferencial entre as competências adquiridas através da formação e as exigidas pelas empresas. Além disso, na Europa, o setor também sofre com a perda de conhecimento implícito devido à saída de trabalhadores experientes devido à idade (reforma). O projeto MOULVET "Desenvolvimento e validação do design de moldes e fabrico de recursos educativos a partir do know-how de trabalhadores experientes para complementar a formação profissional e académica" visa reduzir estes problemas.

A capacidade futura do setor para enfrentar os desafios da concorrência internacional depende fortemente do conhecimento e competências dos trabalhadores. O desenvolvimento de recursos humanos é um dos pilares sobre os quais o crescimento do setor de moldes deve se concentrar.

Esta iniciativa inovadora visa captar o conhecimento de profissionais de moldes de diferentes países europeus e desenvolver com esta informação recursos formativos abertos (OER – Open Educational Resources) que complementará os recursos de formação existentes na indústria de moldes, dotando-os de uma perspetiva mais industrial. Desta forma pretende-se proporcionar aos formandos (estudantes ou trabalhadores) orientação profissional, conhecimento e aconselhamento para enriquecer seus conhecimentos. Por outro lado, será desenvolvida a plataforma MOULVET e um aplicativo de Realidade Aumentada que permitirá acessibilidade ao OER e permitirá que ele esteja disponível para uso em diferentes dispositivos (desktops, laptops, celulares, tablets, ...).

Os resultados do projeto contribuirão para:

  • Reduzir a discrepância entre as competências adquiridas através da formação e as necessidades pelas empresas (desajuste entre a oferta e procura de mão de obra qualificada).
  • Reter o conhecimento e a experiência que de outra forma seria perdido devido à reforma de técnicos qualificados
  • Estabelecer uma ligação mais estreita entre a indústria e a formação através da cooperação estratégica em 3 países europeus representativos na industria de produção de moldes (Alemanha, Portugal e Espanha), a fim de melhorar o desenvolvimento de competências dos seus trabalhadores.
  • Fornecer conteúdos formativos de qualidade (OER), promovendo a utilização de TICs.

Website: http://blogs.aiju.info/moulvet

Newsletters:

       1                              2                            3                            4
                 



Projeto Nº 2016-1-ES01-KA202-025315
Medida: ERASMUS+ 2016 STRATEGIC PARTNERSHIPS
Período de execução: 01-10-2016 a 30-09-2018


 
     

The support of the European Commission for the preparation of this publication does not imply the acceptance of its contents, which is the exclusive responsibility of the authors. Therefore, the Commission is not responsible for the use that can be made of the information disseminated here.