Idercexa   |   Investigação, desenvolvimento e energias renováveis para a melhoria do tecido empresarial no Centro, Extremadura e Alentejo

IDERCEXA  |  INVESTIGACION, DESARROLLO Y ENERGIAS RENOVABLES PARA LA MEJORA DEL TEJIDO EMPRESARIAL EN CENTRO, EXTREMADORA Y ALENTEJO




Parceria:

1 - Agencia Extremeña de la Energia (Agenex);

2 - Centro Extremeño de Tecnologias Avançadas (CETA-CIEMAT);

3 - PROMEDIO- Consorcio para la gestión de Servicios Medioambientales, Diputación de Badajoz;

4 - Centro Tecnológico da Industria de Moldes , Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE);

5 - Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX). Junta de Extremadura;

6 - Direccion General de Arquitectura.Consejería de Sanidad y Politicas Sociales. Junta de Extremadura;

7 - Instituto Tecnológico de Rocas Ornamentales y Madeiras de la Construccion (INTROMAC);

8 - Instituto Politécnico de Portalegre;

9 - Universidade de Évora;

10 - Univerdidad de Extremadura;

11 - Direccion General de la Industria, Energía y Minas. Consejeria de Economia e infraestruturas, junta de Extremadura;

12 - Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT);

13 - Nucleo Empresarial da Região de Évora (NERE-AE);

14 - Inpress´Studio;

15 - Associación Regional de Empresários del Metal de Estremadura (ASPREMETAL);

16 - Cluster dela energia de Extremadura;

17 - Instituto Politécnico de Beja;

 

O objetivo global do projeto IDERCEXA é promover a I&D+I em setores empresariais fortes no EUROACE (Alentejo-Centro e Extremadura), como são a metalomecânica e a eletrotécnica, através da colaboração com os centros tecnológicos (para implementação de novos produtos baseados em tecnologias energéticas inovadoras).
Incrementar a introdução de novos desenvolvimentos tecnológicos (novos produtos e serviços em tecnologias energéticas inovadoras) pertencentes a sectores-chave que foram identificados nas RIS de cada região, por forma a incrementar a competitividade internacional das empresas do espaço EUROACE.
Assim, procurar-se-á incrementar a quota de I + D + i, próxima do mercado, nos setores metalomecânico e sector de atividade eletrotécnica, da região EUROACE.


Principais resultados:

  • Criar uma estrutura estável de apoio que permita ativar a cooperação entre os centros tecnológicos e as empresas do EUROACE, promovendo o desenvolvimento, o desenho e a fabricação de novos produtos/ serviços de empresas da EUROACE, baseados em tecnologias energéticas inovadoras (Procura/ Oferta).
  • Identificar, quantificar e valorizar as capacidades de I & D+i, e tecnologias energéticas inovadoras que os centros de investigação possuam na área da região EUROACE.
  • Aumentar o número de empresas que colaboraram com centros de investigação no processo de comercialização & patente de novos produtos/serviços, baseados em tecnologias energéticas inovadoras.

 

Projecto Co-financiado por: