I4M   |   inovação no micro molde e micro manipulação

 

 

O projeto I4M - Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação visa a realização de investigação que permita ao consórcio estabelecer e validar um novo paradigma de ferramenta vocacionada para micropeças materializada numa solução integrada inteligente de micromolde, manipulador personalizado e respetivo sistema de controlo.

A forte incorporação tecnológica e a integração de funções, envolvendo tecnologias inovadoras e sofisticadas de sensorização, conduzirá ao aumento da eficiência dos sistemas de produção e à diminuição dos defeitos das micropeças. Preconiza-se a redução dos desperdícios associada ao menor consumo do material dos jitos, com redução de custos em matéria-prima, e espera-se a redução do impacte ambiental e dos custos dos processos, reforçando a posição do fornecedor junto do cliente.

O I4M envolve um sistema de manipulação das micropeças perfeitamente integrado com o micromolde para concretizar as operações de carga, descarga e montagem, atendendo às tolerâncias dimensionais, geométricas e de forma adequadas ao nível de precisão requeridas pelo cliente e às condições operacionais.



Projeto Nº POCI-01-0247-FEDER-017703
Medida: Projetos I&DT Empresas em Copromoção
Custo Total Elegível (CENTIMFE): 167.286,15€
Apoio Financeiro (CENTIMFE): FEDER - 125.464,61€
Período de execução: 01-10-2016 a 30-09-2019