X-NANO – VALORIZAÇÃO DE APARAS METÁLICAS

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

 

Descrição e OBJETIVOS

 

 

 

O desafio sobre a minimização de peso e custos, a que estão sujeitas as indústrias de componentes, que atuam direta ou indiretamente no domínio da mobilidade e da saúde, é cada vez mais assertivo e obriga a recorrer a novos materiais (materiais híbridos) e a novas soluções de fabrico. Entre as diversas vantagens de se partir de pós, é de salientar a excelência das propriedades resultantes. Na verdade, já foi amplamente demonstrado que materiais metálicos, com tamanho de grão abaixo de 100 nm que coabitem com grãos micro, possuem características consubstancialmente diferentes dos materiais convencionais (dureza associada a ductilidade). Porém, a tarefa não se tem revelado de fácil execução, sobretudo quando aplicada a pós metálicos nanométricos, devido não só à dificuldade de manuseamento, mas sobretudo à sua reatividade química e elevada cinética de crescimento de grão.

Periodo de execução:

Março de 2013 a fevereiro de 2015

Sistema de Incentivos à IDT: Projetos em copromoção

Organismo Técnico:

Projeto cofinanciado por:

barraxnano

 

 

Estudos preliminares sobre aparas metálicas resultantes do corte de alta velocidade mostraram que apesar de possuírem granulometria macrométrica, são constituídas por grãos nanométricos associados a micrométricos, se consolidadas por tecnologias onde o primado do calor é substituído pelo da pressão (consolidação dinâmica), podem conduzir a produtos com potencialidade para um elevado desempenho em serviço e a custos muito reduzidos, pois a matéria-prima é um resíduo.

O projeto visa estudar a aplicação das aparas de aço, com uma relação nano/micro grão adequada, como matéria-prima em duas vertentes distintas, onde a empresa está interessada, a saber: moldação de diversos produtos por injeção de pós (PIM); e produção de materiais híbridos, a partir de chapa de espessura micrométrica, após consolidação dinâmica e microlaminagem (camada externa=chapa ultrafina nano e microcristalina) seguido de injeção de polímero (núcleo=polímero). O alcance dos objetivos propostos configura uma oportunidade para a produção a baixo custo de novos produtos para a mobilidade e saúde.

PROJETO INSERIDO NO PÓLO DE COMPETITIVIDADE E TECNOLOGIA ENGINEERING & TOOLING

Objetivos

Principais metas do projeto:

  • Utilizar aparas metálicas como matéria- prima.
  • Produção de pós com estrutura bimodal (nano+micro).
  • Produção de chapa ultrafina metálica para revestir componentes/dispositivos plásticos para melhoria da resistência mecânica em particular resistência ao desgaste, proteção UV e humidade.
  • Injeção de um material bimodal com propriedades competitivas.
  • Novos componentes de dimensão reduzida geometria complexa (microfabricação).

 

 

 

 

PARCEIROS

 

 

 

 

 

 EMPRESAS

 MOLDES RP

 

   SCT:

 CENTIMFE

 UNIVERSIDADE DE COIMBRA